Bombeiros de Torres resgatam cão que despencou de altura de 40 metros no Morro das Furnas

Salvamento que mobilizou seis militares durou cerca de duas horas

Compartilhe

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Torres

Um chamado inusitado mobilizou o Corpo de Bombeiros de Torres na manhã dessa sexta-feira (22). Populares acionaram a corporação para o resgate de um cachorro que despencou de uma altura de aproximadamente 40 metros, no Morro das Furnas, um dos principais pontos turísticos da cidade, e caiu nas águas da praia.

Entre os seis homens que comandaram o resgate estava o sargento Deividi Souza, comandante do Pelotão de Bombeiros de Torres. Ao Litoral na Rede, ele conta que, segundo relatos de pessoas que estavam no local, o animal caiu da parte superior do paredão diretamente na água, o que teria amortecido o impacto da queda.

Os trabalhos duraram cerca de duas horas. Após cair na água, o animal conseguiu nadar até uma área de pedras. Classificado por Souza como “muito assustado mas bem dócil”, o bichinho não ofereceu resistência e foi retirado em segurança da área de risco.

Para o sucesso do resgate, os bombeiros utilizaram um tripé, equipamento que deu sustentação às cordas utilizadas pelos militares para descer até o local onde estava o cão. O material foi adquirido com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, gerido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM).

“Dois [bombeiros] desceram e os outros ficaram trabalhando na parte superior. O mérito é de toda a equipe. A montagem dos equipamentos para esse tipo de resgate exige trabalho de vários militares”, enalteceu o sargento.

Cão foi resgatado com auxílio de dois militares que desceram até a área de pedras. Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Torres

Segundo o comandante, a capacitação dos militares para atuação neste tipo de situação é fundamental. “É um tipo de resgate que exige muita técnica e destreza dos militares, mas realizamos treinamentos diários para poder atuar neste tipo de resgate e cumprir com sucesso a nossa missão”, finaliza.

O animal passou por avaliação de uma médica veterinária da prefeitura do município. Ele não apresentou fraturas ou ferimentos. Agora, aguarda um novo lar onde possa aproveitar a vida com aventuras bem menos arriscadas.

Equipe de bombeiros que participou do resgate. Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Torres

Compartilhe

Postagens Relacionadas