O novo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), coronel Marcel Vieira Nery, assumiu solenemente o cargo nessa quarta-feira (30), em Osório. Ele recebeu o comando do coronel Luiz Ernesto Duarte, que foi para a reserva remunerada da Corporação. O coronel Marcel vinha oficialmente desempenhando as funções de comandante do CRPO Litoral desde o início de outubro.
A cerimônia de passagem de comando foi presidida pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, na presença do secretário estadual adjunto da Segurança Pública, Marcelo Gomes Frota, coronel da reserva remunerada.
O subcomandante-geral da BM salientou que o Litoral Norte é uma região que tem apresentado bons resultados na redução dos índices de criminalidade, elogiou o trabalho do coronel Ernesto à frente do CRPO Litoral e disse que o coronel Marcel terá, de imediato, o desafio de planejar e conduzir a Operação Golfinho, quando a população gaúcha se volta para a região litorânea.
“O coronel Marcel é fruto das novas gerações da Brigada Milita, oficial distinto e de notório saber jurídico e acreditamos no seu potencial e forma serena, mas firme, de se posicionar”, destacou o coronel Andrade.
O secretário adjunto da Segurança Pública enfatizou que todas as áreas que envolvem a vida dos cidadãos dependem de ações de segurança pública e que a Brigada Militar faz isso de maneira diferenciada. “Temos desafios a enfrentar para manter a paz social e a ordem pública, contra aqueles que burlam as leis”, ressaltou.
Após o rito militar de passagem de comando, foi descerrada a fotografia do coronel Ernesto na Galeria de Ex-Comandantes do CRPO Litoral.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades militares e civis, entre elas os prefeitos de Osório em exercício, Eduardo Renda, e de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto; o comandante do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército, coronel Jader Delmorá; o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Marcus Vinicius Souza Dutra; comandantes de CRPOs, de Departamentos e de Batalhões da Corporação; comandante da 6ª Região Policial Militar de Santa Catarina, coronel Cosme Manique Barreto, junto com comandantes de Batalhões daquela área; Promotores de Justiça; e o comandante da Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí, capitão de corveta Darcy da Cunha Dalbon.
Com informações da jornalista Jussara Pelissoli / CRPO Litoral