O 3º Batalhão Rodoviário (BRBM) deu início, nesse fim de semana, a uma ação permanente para intensificar a fiscalização de motocicletas e condutores em estradas do Litoral Norte. Na primeira etapa da Operação “Duas Rodas”, os policiais abordaram 80 veículos e identificaram 52 infrações de trânsito.
As abordagens ocorreram em trechos da ERS-030, ERS-389 (Estrada do Mar) e da ERS-786, nos municípios de Tramandaí, Osório, Imbé e Xangri-Lá, na noite do último sábado (26).
Um dos focos do trabalho foi identificar condutores sob a influência de bebidas alcóolicas. Sete deles, no entanto, se recusaram a realizar o teste do etilômetro e, por isso, foram autuados.
Além disso, os policiais emitiram autos de infração por conduzir sem habilitação e por CNH suspensa ou cassada. Também identificaram motocicletas com licenciamento vencido, equipamentos inoperantes e acessórios proibidos, com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelas autoridades de trânsito.
Conforme o 3º BRBM, a operação terá continuidade e se se estenderá durante o verão, ao longo de toda Operação Golfinho. “Visa coibir atos de imprudência de motoqueiros nas rodovias estaduais, em decorrência da realização de eventos não autorizados onde grandes grupos de motociclistas exibem manobras e fazem rachas colocando em risco a segurança do trânsito”, informa.
A Brigada Militar salienta que a realização de competições, eventos organizados, exibições e demonstrações de perícia com veículos, sem a devida autorização dos órgãos competentes, é considerada uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 2.974,30 e sete pontos na habilitação do condutor.