Batalhão Ambiental tenta localizar felino de grande porte em Osório

Animal foi visto por um pescador às margens da Lagoa da Pinguela; policiais militares do 1º BABM acreditam que possivelmente trate-se de um puma

Compartilhe

Policiais realizaram buscas em bosques de mata nativa. Foto: Divulgação / BABM

A suposta aparição de um felino de grande porte nas proximidades da Lagoa da Pinguela, em Osório, está mobilizando policiais militares do 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) desde o último domingo (06), quando um pescador afirmou ter visto o animal.

Oficiais estiveram nessa segunda-feira (07) na localidade de Livramento, às margens da lagoa, para realizar vistorias, sobretudo nos bosques de mata nativa, mas o animal não foi localizado. No local foram encontradas algumas pegadas, mas a ação da chuva sobre o solo não permitiu identificar se as marcas podem ter sido deixadas pelo animal.

Segundo o sargento Jozimar Silveira, da Patrulha Ambiental (Patram) de Osório, é possível que trate-se de um puma, também conhecido como onça parda ou leão-baio. Ele acredita que o felino possa ter se dispersado do seu habitat, nas imediações de Maquiné.

Supostas pegadas do animal foram localizadas no solo. Foto: Divulgação / BABM

“É um animal nativo que deve estar extinto na região, por conta da urbanização. Ele precisa de uma área protegida para se desenvolver e viver bem. Acredito que ele tenha se dispersado da região dele. A gente segue monitorando”, explica Jozimar.

Ele destaca que equipes da Patram seguem monitorando a região. E esclarece que os policiais não chegaram a ver o animal, mas trabalham com base nos relatos do pescador. “Como ele tem hábitos mais noturnos, é mais difícil de vê-lo durante o dia. Caso a gente consiga encontrá-lo, entraremos em contato com os órgãos ambientais para ver o que eles decidirão fazer”, complementa.

Foto: Divulgação / BABM

Compartilhe

Postagens Relacionadas