O 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) apreendeu uma tonelada de peixes e filés in natura, nesta quinta-feira (05), em Tramandaí. Segundo a corporação, os pescados eram beneficiados sem nenhuma licença para a atividade. A Vigilância Sanitária apontou que eles estavam impróprios para consumo humano.
A Patrulha Ambiental (Patram) de Tramandaí informou que a fiscalização ocorreu a partir de uma denúncia sobre manipulação irregular em uma peixaria nas proximidades da Ponte do Camarão. O nome do local não foi divulgado.
“Foi flagrado, em local insalubre, a manipulação de peixes da espécie bagre, sendo beneficiado em forma de filé”, salienta o 1º BABM.
A apreensão totalizou aproximadamente 900 quilos de filé de bagre, que já estavam congelados em equipamentos de refrigeração, além de 100 quilos de peixes in natura.
Os policiais militares ambientais solicitaram análise da Vigilância Sanitária, que indicou para o descarte do pescado em virtude de ser considerado impróprio para o consumo humano. Com isso, os alimentos foram destinados à alimentação de animais marinhos em atendimento no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS), em Imbé.
Conforme a Patram, o responsável pelo local onde ocorreu a apreensão foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Tramandaí e autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo.