
O 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (1º BABM) realizou um flagrante de pesca ilegal na Lagoa dos Quadros, em Capão da Canoa. Os policiais apreenderam redes e uma embarcação durante a ação.
Uma equipe da Patrulha Ambiental (Patram) de Capão da Canoa constatou as irregularidades durante patrulhamento ostensivo embarcado na lagoa. Os militares abordaram um pescador que ancorava redes.
Conforme a Patram, as redes de malha 120 mm estavam sendo posicionadas a cerca de 100 metros da calha da lagoa, o que, segundo a corporação, contraria as normas da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. O flagrante de pesca ilegal ocorreu na quarta-feira (23).
Ao identificarem a ilegalidade, os policiais entraram em contato com a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Capão da Canoa. O delegado plantonista autorizou que a Patram registrasse a ocorrência e a autuação do pescador no local, sem necessidade de deslocamento até a unidade da Polícia Civil.
Além da apreensão das redes e da embarcação, o responsável foi autuado com base na Lei nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. O artigo 34 estabelece pena de detenção de um a três anos, além de multa, para quem pescar em período de defeso ou em locais interditados por órgãos competentes.










