
A partir deste sábado (29), os municípios de Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí e Cidreira terão Bases Móveis Comunitárias da Brigada Militar instaladas na beira-mar. De acordo com a BM, a presença do motor home tem como foco o policiamento comunitário e já se tornou referência de proximidade e atendimento aos cidadãos durante a Operação Golfinho.
O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) informou que os policiais militares que trabalharão nas BMCs receberam instruções nesta sexta-feira (28), na sede da corporação, em Osório. Eles revisaram os fundamentos e princípios do policiamento comunitário para desempenho em BMCs e realizaram treinamento de tiro.
Nas Bases Móveis Comunitárias os moradores e veranistas podem registrar ocorrências, solicitar informações e obter pulseiras de identificação para as crianças, possibilitando a localização dos pais caso elas se percam. A BM informou ainda, que os brigadianos vão atuar no policiamento ostensivo e visitar comércios e residências no perímetro de três quilômetros do ponto fixo, buscando a resolução de questões vinculados à segurança pública.
Conforme o chefe da Adjuntoria de Polícia Comunitária do Estado-Maior da BM, major Luciano da Cunha Veríssimo, com as visitas é possível identificar problemas de falta de iluminação em vias públicas, de sinalização e de locais de estacionamento, por exemplo. “A partir desses levantamentos, as BMCs fazem o encaminhamento da situação para os órgãos competentes, a fim de providências”, explica o major Veríssimo.
Na Operação Golfinho 2017/2018 foram realizadas 2.748 visitas a residências, 1.887 em pontos comerciais e 80 a instituições; foram distribuídas pouco mais de seis mil pulseiras de identificação e prestadas em torno de 7.500 orientações, além de outros serviços nas seis BMCs nos litorais Norte e Sul.
Este é o quinto ano de atuação das Bases Móveis Comunitárias. Além do Litoral Norte, as BMCs também serão instaladas na Praia do Cassino (Litoral Sul) e pela primeira vez em São Lourenço do Sul.