Um homem morreu após se afogar no mar neste sábado (30) na Praia do Barco, em Capão da Canoa. Bombeiros militares socorreram o banhista, realizaram manobras de reanimação e o encaminharam ao Hospital Santa Luzia, mas a vítima não resistiu.
O afogamento aconteceu nas imediações da guarita 67. Esse ponto de salvamento ainda não está ativado, como a maioria dos existentes nas praias gaúchas, já que a Operação Verão só começa no dia 14 de dezembro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima tem aproximadamente 45 anos e seria morador de Capão da Canoa. O nome não foi confirmado até a publicação desta matéria.
Além deste caso, guarda-vidas realizaram o salvamento de dois adolescentes no município. Os jovens estavam no mar nas imediações da guarita 78. Profissionais que estão atuando no posto 76 atuaram no resgate de um garoto e de uma garota.
O coordenador da Operação Verão do CBMRS, major Daniel Moreno, salienta que apenas 14 guaritas estão ativadas neste fim de semana. Ele projeta que o número será maior no próximo fim de semana com a contratação dos guarda-vidas civis temporários, que estão concluindo o treinamento.
O oficial faz um apelo às pessoas que frequentam as praias e que pretendem entrar no mar para que busquem ficar próximo das guaritas ativadas. “Onde não tem cobertura de guarda-vidas ocorrem óbitos, mas onde tem os guarda-vidas dá zero óbitos. A gente insiste fazer esse apelo aí para que as pessoas venham onde tem a cobertura, é o local mais seguro”, pediu o major.