A Prefeitura de Balneário Pinhal divulgou nesta terça-feira (30), o balanço do 6° Festimel – Feira do Mel e do Doce. O evento movimentou a cidade do Litoral Norte e levou 35 mil pessoas para o Parque do Cidadão.
Atrações culturais, desfiles temáticos, eventos técnicos e esportivos, comércio e muitos shows marcaram o grande evento, retomado após uma pausa de 13 anos. O público pode conhecer diversos tipos de mel e interagir com os apicultores.
A mascote do município, a abelha Melinha, foi a grande anfitriã. O passeio pelo parque garantiu encanto e magia aos visitantes, com a lúdica decoração do espaço denominado “Vila do Mel”.
A organização do evento, que trabalhou mais de um ano na configuração da festa, envolveu os grupos de terceira idade, o Coral Municipal, as escolas da rede municipal de ensino e é claro, os astros da festa, os apicultores.
“Uma oportunidade de diversificar e trazer o turismo para baixa temporada e mais, propiciar aos pinhalenses um sentimento de orgulho, de pertencimento, isso conseguimos com o 6º Festimel, que certamente entrará para história de Balneário Pinhal. Fruto de um trabalho conjunto, pois aqui não existe abelha rainha, mas sim abelhas-operárias”, declarou a prefeita Marcia Tedesco ao avaliar o Festimel.
Eventos técnicos
Durante a programação do 6º Festimel foram realizados o 24º Seminário Estadual de Apicultura, 18º Encontro Estadual de Meliponicultura, 23º Concurso Estadual da Qualidade do Mel e 1º Concurso Estadual da Qualidade do Mel de Abelha sem ferrão. Essas atividades reunindo cerca de 250 participantes.
Também durante a programação, aconteceu o 16º Encontro Regional de Mulheres do Litoral Norte, um grande evento promovido pela EMATER em parceria com a Prefeitura de Balneário Pinhal, Sicredi Caminho das Águas, entre outras empresas e instituições. O evento reuniu na Feira mais de 600 mulheres, com a participação do secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini e a presidente da EMATER, Mara Helena Saalfeld, e o presidente da Federação Apícola do Estado, Ademir Haettinger.
O 6º Festimel recebeu ainda os encontros regionais de prefeitos e de vereadores, reunindo gestores e legisladores de todo o Litoral Norte.
Concurso de qualidade do mel
O 23º Concurso Estadual da Qualidade do Mel e no 1º Concurso Estadual da Qualidade do Mel de Abelha sem ferrão foram realizados pela Prefeitura de Balneário Pinhal, Emater- Ascar, Federação Apícola do RS (FARGS). Foram avaliadas 18 amostras de mel APIS e 6 amostras de mel de abelha sem ferrão.
Vencedores do concurso da qualidade de mel de abelhas nativas sem ferrão
- César Augusto Aita, de Silveira Martins – Mel Comoretto
- Vinícius Monteiro, do Caraá – Mel Bela Mata
- Tiago Vinícius Portela, de Tupanciretã
Vencedores do concurso da qualidade de mel de abelha APIS
- Diego Sgarbozza, de Balneário Pinhal – Apiverde
- Pedro Moraes, de Maquiné – API Maquiné
- Tarciso da Silva, de São Sepé – Apiario TR
Programação Cultural
Durante os 10 dias foram realizados desfiles temáticos que encantaram o público da Feira e também a população, com a participação de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Ainda Encontro de Coros, de Talentos da Melhor Idade, de Bandas e Fanfarras, Mostra Carnavalesca, peças teatrais e apresentações variadas de grupos de dança, folclóricos e de artistas locais e regionais.
Shows
As noites foram de muita movimentação no palco do 6º Festimel, com atrações como Tchê Garotos, Tchê Barbaridade, Guri de Uruguaiana, Luiza Barbosa e o show nacional da dupla Hugo e Tiago. As bandas e músicos da região e da cidade também tiveram espaço garantido.
Confira mais imagens na galeria abaixo