Uma baleia foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (20), na beira da praia de Balneário Quintão, município de Palmares do Sul, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Moradores acharam a carcaça do animal na área de pesca, passando a guarita 212 dos guarda-vidas.
Conforme o fotógrafo Logan Backes, que cedeu às imagens ao Litoral na Rede, o mamífero tem mais de 10 metros de comprimento. Após o relato, a Patrulha Ambiental (Patram) e o Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos ( Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram avisados da localização da baleia morta pela equipe do Portal de Notícias.
De acordo com a bióloga Janaína Wickert, do Ceclimar, que é Doutora em Biologia Animal, se trata de uma baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni). “Essa espécie possui três quilhas na parte dorsal da cabeça, característica essa não vista em nenhuma outra baleia. Além disso, é possível ver que se trata de um macho”, disse e especialista ao Litoral na Rede após analisar as fotos.
Segundo ela, na costa do Rio Grande do Sul, é uma espécie menos comum do que a baleia-franca. A pesquisadora explicou que no Sudeste do Brasil é comumente vista mais próximo à costa, mas no RS tem hábitos mais oceânicos. “Ocorre em águas costeiras e oceânicas e no Brasil tem registro desde o Maranhão até o RS”, informou.
O médico veterinário Derek Blaese e outros pesquisadores do Ceclimar irão até o local para analisar a carcaça do animal e realizar a necropsia para tentar identificar da causa da morte.
Veja o vídeo