O Campeonato Gaúcho e Torneio Estadual de Patinação Artística que começou nesta terça-feira (25), em Gramado, tem uma atleta de Capão da Canoa que disputará uma medalha na categoria Aspirante Infantil. É a Julia da Silva Machado, de 12 anos de idade. Ela diz que está preparada para o desafio e que colocará em prática o que aprendeu nos últimos anos.
Julia começou a praticar o esporte aos seis anos de idade. Ela é estudante do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Moschetti. Fora do ambiente escolar, a patinação faz parte da rotina da menina, onde os treinos ocorrem com frequência, sob supervisão de Cláudia Owicki, da Escola de Patinação Art em Rodas.
A sua paixão pela patinação começou ao ver a participação de uma amiga em um campeonato. “Com seis anos fui prestigiar minha amiga e imediatamente me apaixonei pelo que via. Pedi para meus pais que me levassem para fazer aula. Eles me contam que meus olhos brilhavam e que eu afirmava que no próximo campeonato que tivesse eu também estaria dentro daquela pista”, declarou a atleta.
Julia conta que se inspira na patinadora Madalena Costa, de Portugal, que conquistou, em 2022, duas medalhas de ouro na Taça do Mundo e o título de campeã da Europa. “Ela é um pouco mais velha do que eu, mas é incrível. Sonho um dia em chegar no nível dela, com a mesma humildade e carisma que ela demostra”.
A moradora de Capão da Canoa mostrará suas habilidades no domingo (30), que é o último dia do evento. “A patinação me ensinou que nem sempre ganhamos, mas que temos que sempre dar o nosso melhor. Não importa se é em um treino, campeonato, apresentação ou na escola. Tenho sempre que dar o melhor de mim. Meu sonho dentro da patinação é ser cada vez melhor, podendo chegar o mais longe possível que meus sonhos permitirem”, finalizou Julia.
O Campeonato Gaúcho e Torneio Estadual de Patinação Artística faz parte das comemorações do cinquentenário da Federação Gaúcha de Patinagem (FGP) e acontece no Ginásio Poliesportivo da Várzea Grande, a Vila Olímpica de Gramado.