Criminosos que cometiam assaltos a estabelecimentos comerciais e em residências foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta terça-feira (02). Os crimes investigados ocorreram em Santo Antônio da Patrulha, Viamão e em Porto Alegre.
Conforme a PF, dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão foram cumpridos na capital. A investigação iniciou em maio, após o roubo de munições e da arma de um policial federal. O crime ocorreu em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.
Por serem itens do patrimônio da União, a investigação coube à Polícia Federal. A arma foi recuperada dois dias depois da ocorrência, na capital. No decorrer das investigações, foi apurado que o grupo agia em estabelecimentos comerciais e em residências com o objetivo de subtrair valores em espécie e equipamentos eletrônicos.
A PF afirma que há comprovação da prática dos crimes nos municípios de Viamão e Santo Antônio da Patrulha. Alguns dos suspeitos já responderam por crimes dessa natureza e um dos investigados atuava mesmo estando recolhido ao sistema penitenciário. Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, dois veículos serão apreendidos na ação.
Em Tramandaí, policiais federais cumpriram um mandado de busca referente a Operação Não Seja um Laranja, deflagrada também nesta manhã, em 13 Estados. A ofensiva busca desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país.