Artista do Litoral Norte expõe trabalho em espaço cultural da Expointer

Patrulhense integra grupo com outros seis artistas que participam de projeto durante tradicional feira que ocorre em Esteio

Compartilhe

Artista autodidata se destacou por sua habilidade no desenho. Foto: Divulgação

A Expointer, maior feira do setor agropecuário da América Latina, começou neste sábado (26) em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. E o Litoral Norte gaúcho está representado no evento: junto com outros seis artistas, João Pedro Krech, de Santo Antônio da Patrulha, expõe suas obras em mais uma edição do projeto Estância da Arte, espaço cultural de artes visuais que fica no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil.

Artista autodidata, João Pedro se destacou desde jovem por sua habilidade no desenho. Com estilo próprio e uso predominante de tinta a óleo, ele retrata a cultura gaúcha com ênfase no cavalo crioulo, encantando o público com suas obras realistas e detalhadas.

Além do seu trabalho artístico, ele administra um ateliê no município do Litoral Norte, onde ministra aulas de desenho e pintura, compartilhando sua paixão pela arte e contribuindo para a valorização da cultura gaúcha.

Sobre o Estância da Arte

O Estância da Arte tem como objetivo divulgar e valorizar o nativismo por meio de expressões artísticas. Mais do que um espaço cultural, o projeto visa promover a democratização do acesso à arte e uma experiência imersiva, para aproximar o público do imaginário campeiro e realizar trocas com os artistas.

Neste ano, a iniciativa chega a sua terceira edição e conta com algumas novidades: esta é a primeira vez que a mostra acontece de maneira coletiva, reunindo sete artistas. Além disso, a exposição registra um número recorde de obras. São mais de 40 no total, entre pinturas, desenhos e esculturas.

Com curadoria de Marciano Schmitz, a mostra, intitulada Alma campeira, reúne obras que retratam o dia a dia do gaúcho no Pampa, tema que inspira e ilustra os quadros de João Pedro. O jovem artista patrulhense ingressou no Ateliê Arteluz em 2010 e, em 2016, cursou “Desenho Realista” com Charles Laveso. Participou de exposições coletivas e individuais, em locais como o Museu Caldas Júnior (2018) e a loja Lá Victoria na Expointer (2019). Em 2021, realizou uma exposição individual na Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

Além de João Pedro, o grupo de artistas que participa da mostra deste ano inclui os gaúchos Eliana Bonini, Jaime Eduardo Iserhard, Rossini Rodrigues e Vasco Machado. O argentino radicado em Porto Alegre, José Acuña, e o paulista, Alexandre Reider, completam a lista.

O projeto Estância da Arte é uma realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:

O quê: Exposição Alma Campeira, espaço Estância da Arte

Quando: 26 de agosto a 03 de setembro, das 8h às 20h

Onde: Expointer, Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio/RS

Entrada gratuita

Compartilhe

Postagens Relacionadas