
O Museu de Ciências Naturais (Mucin) do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está de cara nova. Toda a fachada foi adornada com imagens de animais marinhos. A pintura, que mistura arte e natureza, é do artista Alexandre Huber.
Conforme a instituição, todos os animais escolhidos compõem a fauna da região e o acervo do museu. São eles: os mamíferos baleia-franca e filhote, toninha, boto e lobo-marinho, além das aves albatroz-de-nariz-amarelo, pinguim-de-magalhães e trinta-réis-de-bico-vermelho. A tartaruga-cabeçuda completa o quadro.
O trabalho de Alexandre Huber foi desenvolvido entre os dias 11 e 15 de março, com a participação da equipe do Mucin. O espaço, em Imbé, é referência em ações educativas e culturais no Litoral Norte. Criado em 1983, atualmente conta com um acervo de zoologia que contém representantes da fauna marinha e costeira do litoral gaúcho.
Os recursos para a pintura e revitalização do espaço são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e fazem parte de um edital para a revitalização da infraestrutura e do acervo de espaços científico-culturais. O CNPq é uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que incentiva a pesquisa no Brasil.
Exposição
Uma exposição em andamento mostra as riquezas da biodiversidade do Litoral Norte, bem como aponta suas fragilidades, abrindo espaço para reflexão acerca das relações entre os ecossistemas e o ser humano.
O museu também oferece espaço para exposições temporárias que abordam diversos temas relacionados às interações biológicas e culturais do Rio Grande do Sul.
Funcionamento
O Museu de Ciências Naturais está situado na Av. Tramandaí, 976, no Centro de Imbé, e recebe visitantes de terças a sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Aos sábados, o funcionamento é das 14h30 às 17h30. Agendamentos para visitas em grupo devem ser realizados através do telefone (51) 3308-1234.