Apagão nacional atingiu quase meio milhão de clientes da CEEE Equatorial no RS

Companhia informou que o fornecimento foi normalizado em menos de uma hora; DF e 25 estados foram afetados

Compartilhe

Foto: Marcelo Casal Jr
/ Agência Brasil / Arquivo

O apagão nacional registrado na manhã desta terça-feira (15) afetou o fornecimento de energia elétrica afetou cidades de 25 estados e do DF. A única exceção foi Roraima, que não está interligado no sistema.  No Rio Grande do Sul, mas de 900 mil clientes ficaram sem luz em algum momento devido à falha.

Na área de concessão da CEEE Grupo Equatorial, que incluiu o Litoral Norte, foram impactados 495 mil consumidores de 46 municípios.  “Todos já foram normalizados às 9h da manhã de hoje”, informou a companhia. Já a RGE, outra concessionária que atua no RS, informou que houve problemas para 447 mil clientes.

No início da tarde ainda havia problemas em outros estados, especialmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A causa do apagão ainda não foi informada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em nota, atualizada às 12h36, o ONS informa que “até às 12h25 já foram recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.

O Ministério de Minas e Energia informou que o ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.

Veja nota do ONS atualizada às 12h36

“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 12h25 já foram recompostos  55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Até às 12h25 já foram recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.”

Compartilhe

Postagens Relacionadas