Queda de avião em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas na sexta-feira, dia 9 de agosto de 2024.

Ao menos três gaúchos estavam em voo que caiu em SP; veja lista de vítimas

Aeromoça, fisiculturista e representante comercial morreram na queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP)

Compartilhe

Queda de avião em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas na sexta-feira, dia 9 de agosto de 2024.
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

O trágico acidente aéreo que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP), nessa sexta-feira (9), fez, ao menos, três vítimas naturais do Rio Grande do Sul. As informações foram confirmadas por autoridades nas últimas horas a partir da divulgação da lista de pessoas que estavam no voo.

Debora Soper Avila, natural de Porto Alegre, tinha 28 anos e era uma das comissárias da aeronave desde o ano passado. “Comissária de bordo, apaixonada pela aviação e pela excelência em bem atender, encantar e ir além das expectativas”, descrevia-se a vítima em uma de suas redes sociais.

Nascida em Santa Rosa, a fisiculturista Daniela Schulz Fodra, de 30 anos, estava no avião ao lado do marido, o policial rodoviário federal Hialescarpine Fodra, natural do Paraná, onde ambos residia há cinco anos. Em um vídeo publicado na internet momentos antes do voo, ela celebrou um plano de viagem que o casal faria aos Estados Unidos.

O terceiro gaúcho morto no desastre aéreo e já identificado pelas autoridades foi André Armindo Michel, de 52 anos. A vítima era natural de Campo Bom, onde residia, e atuava como representante comercial.

Pelas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou o ocorrido. “A queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) é uma tragédia que entristece a todos nós. Desastres aéreos não fazem parte da rotina dos brasileiros e perder tantas vidas dessa maneira é muito impactante”, disse. “Expresso a minha solidariedade às famílias das vítimas, rogando a Deus que lhes dê conforto nesse momento difícil”, completou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao saber do desastre, também manifestou solidariedade pelas vítimas do acidente aéreo. Ao iniciar seu discurso em um evento em Itajaí (SC), ele pediu um minuto de silêncio.

“Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram. Então, eu queria pedir um minuto de silêncio pelas vítimas”, disse.

O acidente

Por volta das 13h30, uma aeronave turbohélice, da marca francesa ATR, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. O avião partiu de Cascavel (PR) e tinha como destino Guarulhos (SP).

Em vídeo feito por pessoas e postado nas mídias sociais, nota-se que o avião perde sustentação e vai caindo em círculo, até se chocar no chão. Assista:

Causas

O diretor de operações da companhia aérea Voepass, Marcel Moura, afirmou que a aeronave da empresa que caiu passou por manutenção de rotina na noite de ontem e não apresentou nenhum problema técnico.

“A aeronave fez manutenção na noite de ontem e saiu sem nenhum tipo de problema técnico que impedisse sua navegabilidade”, afirmou.

O diretor não descartou que o acúmulo de gelo nas asas do avião possa ter causado a queda. Segundo Moura, o ATR possui “sensibilidade” ao acúmulo de gelo por operar em altitudes mais baixas.

Contudo, o diretor afirmou que o sistema de degelo estava em pleno funcionamento quando foi realizada a checagem da aeronave. “Nenhuma hipótese é descartada”, concluiu.

As vítimas

Conforme a Voepass Linhas Aéreas, 62 pessoas estavam a bordo do voo 2283, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Inicialmente, o número de vítimas fatais divulgado foi de 61, mas a empresa emitiu nota na manhã deste sábado (10) confirmando que o passageiro Constantino Thé Maia também estava entre os passageiros mortos.

Segundo a Voepass, o nome de Constantino não estava na lista de passageiros embarcados, divulgada ontem, por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados.

Passageiros:

ROSANGELA SOUZA

ELIANE ANDRADE FREIRE

LUCIANI CAVALCANTI

JOSE FER

DENILDA ACORDI

MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA

JOSE CLOVES ARRUDA

NELVIO JOSE HUBNER

GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA

RONALDO CAVALIERE

SILVIA CRISTINA OSAKI

WLISSES OLIVEIRA

HIALESCARPINE FODRA

DANIELA SCHULZ FODRA

REGICLAUDIO FREITAS

SIMONE MIRIAN RIZENTAL

JOSGLEIDYS GONZALEZ

MARIA PARRA

JOSLAN PEREZ

MAURO BEDIN

ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA

ANTONIO DEOCLIDES ZINI JUNIOR

KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI

MAURO SGUARIZI

LEONARDO HENRIQUE DA SILVA

MARIA VALDETE BARTNIK

RENATO BARTNIK

HADASSA MARIA DA SILVA

RAPHAEL BOHNE

RENATO LIMA

RAFAEL ALVES

LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO

ADRIELLE COSTA

LAIANA VASATTA

ANA CAROLINE REDIVO

JOSECARLOS COPETTI

ANDRE MICHEL

SARAH SELLALANGER

EDILSON HOBOLD

RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS

LIZIBBA DOS SANTOS

PAULO ALVES

PEDRO GUSSON DO NASCIMENTO

ROSANA SANTOS XAVIER

THIAGO ALMEIDA PAULA

ADRIANA SANTOS

DEONIR SECCO

ALIPIO SANTOS NETO

RAQUEL RIBEIRO MOREIRA

ADRIANO DA LUCA BUENO

MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR

DIOGO AVILA

LUCIANO TRINDADE ALVES

ISABELLA SANTANA POZZUOLI

TIAGO AZEVEDO

MARIANA BELIM

ARIANNE RISSO

CONSTANTINO THÉ MAIA

Tripulantes:

DEBORA SOPER AVILA

RUBIA SILVA DE LIMA

HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA

DANILO SANTOS ROMANO

Compartilhe

Postagens Relacionadas