O Campus Litoral Norte assumirá o prédio da antiga colônia de férias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Centro de Tramandaí. O espaço na Avenida da Igreja será destinado a atividades acadêmicas, administrativas e alojamento de estudantes.
O prédio será o terceiro endereço do Campus Litoral Norte (CLN), que tem a sede principal na ERS-030, no bairro Emboaba, em Tramandaí, e o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé. A formalização da transferência está marcada para esta quarta-feira (02).
A nova reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, participará do ato junto com o vice-reitor Pedro Costa. Também estarão presentes o diretor geral do CLN, Felipe José Comunello, professores, servidores e estudantes.
Um grupo de trabalho formando por representantes da comunidade acadêmica apresentou um relatório sobre a ocupação da antiga colônia de férias em junho deste ano. A proposta prevê que o uso do imóvel supra a carência de espaços nas unidades que já integram o CLN.
O plano prevê uso imediato do prédio 1, de frente para a Avenida da Igreja, para sala de gestão, sala de recepção, sala de aula/auditório, salas de docentes (coletivas), atendimento técnico, orientação e projetos de pesquisa e extensão, laboratórios, incubadora, empresa júnior e agência de desenvolvimento, além de almoxarifado e arquivo permanente.
O prédio que fica atrás será destinado à casa do estudante e alojamento. Também está prevista uma área de lazer.
A Colônia de Férias foi desativa em janeiro de 2022. Na época, a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS solicitou o encerramento das atividades. O pedido foi acatado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e a estrutura foi entregue para ser sede de um Parque Científico e Tecnológico ZENIT.
A medida resultou em protestos. Em março de 2023, estudantes ocuparam o local reivindicando que fosse destinado à moradia de alunos do Campus Litoral Norte.
Leia também:
UFRGS lança edital do vestibular 2025 com 175 vagas no Campus Litoral