Amlinorte quer ampliar serviços de saúde no Litoral e reduzir deslocamento de pacientes

Representantes dos municípios, da Coordenadoria Regional de Saúde e dos hospitais buscam alternativas para regionalização dos atendimentos nas especialidades com maior demanda

Compartilhe

Regionalização dos serviços de saúde foi discutidas em reunião da Amlinorte. Foto: Amlinorte

Os municípios do Litoral Norte estão mobilizados para buscar alternativas que possam reduzir os deslocamentos de pacientes da região, especialmente para Porto Alegre, para realização de tratamentos em determinadas especialidades médicas. A regionalização dos serviços de saúde foi discutida em uma reunião da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), realizada nessa quinta-feira (07).

O objetivo é ampliar serviços em especialidades com maior demanda, como cardiologia, oncologia e hematologia. No caso dos pacientes com câncer, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, já sinalizou, durante outra reunião, em Tramandaí, que intenção é ter uma unidade de atendimento no Hospital São Vicente de Paulo, em Osório.

Na reunião dessa quinta, estiveram presentes o presidente da Amlinorte, prefeito Affonso Angst (Bolão), de Arroio do Sal, o prefeito de Torres, Carlos Souza, o vice-prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Rodrigo Boff Daixt. Os três coordenam uma comissão formada para conduzir o processo de regionalização.

Também participaram dirigentes dos oito hospitais da região para apresentarem as possibilidades de atendimento e necessidades de cada instituição. O coordenador substituto da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Eder Reck, acompanhado da técnica em saúde Maristela Lima, informaram que a Secretaria de Estado já está trabalhando num planejamento integrado para a saúde na região.

A partir do encontro, a comissão de prefeitos deverá aprofundar os dados e debater com os municípios as estratégias para possibilitar uma assistência de saúde de forma integrada.

Compartilhe

Postagens Relacionadas