ALRS aprova projeto que declara Palmares do Sul como a Capital Estadual do “Off Road”

Matéria segue para a sanção do governador Eduardo Leite

Compartilhe

Foto: Jeep Moto Clube Palmares / Eduardo Rammé / Arquivo

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (CAM – ALRS) aprovou, de forma conclusiva, o Projeto de Lei 171/2022 que declara o município de Palmares do Sul a Capital Estadual do “Off Road” e dá outras providências. A proposição é do deputado Zé Nunes (PT) e seguirá para sanção do governador Eduardo Leite.

A aprovação da matéria ocorreu nessa terça-feira (02). Conforme o parlamentar a ideia foi apresentada pelo vereador Filipe Lang, do mesmo partido.  “Off road é um termo inglês que significa fora da estrada e é utilizado para designar atividades esportivas praticadas em locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas, estrutura urbana ou caminho de fácil acesso”, explicou o deputado.

Nunes também lembra que a cidade concentra um clube de jipeiros (Jeep Moto Clube Palmares), fundado em 1998 que organiza anualmente a maior trilha off road do Brasil. Ao propor Palmares do Sul como a Capital do Off Road do Rio Grande do Sul, apresentou um município de aproximadamente 950 km² de área de unidade territorial e com população estimada de 11.306 pessoas.

“Parte desta extensão de terra é vista pelos trilheiros como um verdadeiro playground quando o assunto é trilha e a população de modo geral se mostra feliz em recebê-los, sediar e participar do evento, que conta também com shows e praça de alimentação na sede do clube”, justificou o parlamentar, afirmando que dos 497 municípios gaúchos, nenhum deles têm maior fama no mundo do off Road quanto Palmares do Sul.

O clube de jipeiros, segundo o parlamentar, é um grupo de aproximadamente 100 sócios, onde muitos são sócios fundadores. O encontro de jipeiros, realizado anualmente, conta com diversos colaboradores de diversas cidades do litoral e da região metropolitana de Porto Alegre.

“Os encontros de jeeps e motos de Palmares do Sul já ganharam destaque mundial, pois os trilheiros além de virem de outros estados, tais como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, também chegam de outros países, principalmente Uruguai e Argentina”, afirmou.

Filipe Lang, destaca o aquecimento da economia local e da região. “Traz muitas pessoas para a cidade, lota pousadas e hotéis da região, bem como os demais comércios de Palmares”, comemorou o vereador, que lembra, que parte do lucro gerado pelos encontros é destinada à questão social, ajudando famílias carentes, onde são realizadas algumas ações anuais destinadas à comunidade.

Compartilhe

Postagens Relacionadas