Alerta: praias gaúchas não contam mais com serviço de guarda-vidas

Compartilhe

Bombeiros foram chamados no quartel para resgatar um menino no mar

O resgate de um menino de 11 anos no mar nessa segunda-feira (05) na Prainha, em Torres, é mais um motivo de alerta para quem aproveita o fim do Verão no Litoral Gaúcho. Ao contrário de outras temporadas, o serviço de guarda-vidas não será estendido nem para os finais de semana do mês de março.

Sem os guarda-vidas nas guaritas desde o fim da tarde do último domingo (04) e com praias ainda movimentadas devido às excelentes condições do mar e o calor dos últimos dias, o cuidado deve ser redobrado. No caso do garoto resgatado em Torres no primeiro dia sem o serviço, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada pelo telefone de emergência 193, seguiu até a Prainha e, a tempo, retirou o menino que caiu em uma corrente de retorno enquanto brincava com uma prancha.

O Comandante dos Bombeiros no Litoral Norte, tenente-coronel Jeferson Ecco, salienta que a Operação Verão foi programada desde o ano passado e que agora os guarda-vidas retornaram aos seus quartéis de origem para retomarem a atividade de prevenção e combate a incêndios. “Não temos mais vigilância na orla. Agora o veranista tem que ficar ainda mais atento”, salientou o oficial do CBM.

O tenente-coronel sugere que as pessoas tomem cuidado especialmente em locais onde há corrente de retorno ou buracos. “Em caso de dúvida é melhor perguntar para alguém que conheça melhor o mar, como os quiosqueiros ou não entrar na água”, alertou.  Ele também diz que não é recomendável o banho em locais arriscados como as barras dos rios Tramandaí e Mampituba e nas proximidades de piers e plataformas. Outra recomendação é evitar entrar no mar perto de paredes de pedras, como é o caso das praias de Torres.

Dicas do CBM para o banho de mar sem os guarda-vidas

– A água não deve passar da cintura;

– Não misturar banho de mar com ingestão de bebidas alcóolicas;

– Evitar o banho após refeições;

– Redobrar a atenção com crianças;

– Não tomar banho de mar perto de plataformas, piers e paredões de pedra;

– Não entra no mar em locais onde há repuxo ou buracos;

– Consultar pessoas que conhecem o mar em caso de dúvida.

Cadastre-se para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp. Clique aqui e saiba como fazer.

Compartilhe

Postagens Relacionadas