Afetados por ressacas, taludes do Rio Tramandaí passam por reestruturação em Imbé

Correnteza derrubou pedras que foram parar no fundo o rio

Compartilhe

Intervenção é para recompor taludes do Rio Tramandaí, danificados pelas ressacas. Foto: Ivan de Andrade / PMI

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) de Imbé está revitalizando os taludes às margens do Rio Tramandaí que foram danificados nas últimas ressacas. A obra está sendo realizada na Avenida Nilza Costa Godoy, entre a Transpetro e os estaleiros dos barcos de pesca, em uma área aproximada de 400 metros de extensão.

Por conta da correnteza, as pedras acabaram se deslocando para o fundo do rio. Agora estão sendo colocadas de volta na posição original. Junto a isso, estão sendo acrescentados aproximadamente 200 metros cúbicos de pedra matacão, um fragmento de rocha maior utilizado para fazer a contenção da maré alta do rio.

O piso da área ao entorno, que estava cedendo e dando lugar ao avanço do rio até quase a calçada com a Avenida Nilza Godoy, também está sendo recuperado com a colocação de pedras e piso de sustentação.

A obra conta com a coordenação do engenheiro José Augusto Henkin e tem licenciamento ambiental concedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA).

Segundo o engenheiro, a finalidade da colocação das pedras, que também é conhecida como pedra de detonação, é pra proteger as margens onde houve a erosão depois das últimas ressacas. Serão utilizados em torno de 300 metros cúbicos dessa pedra para recompor a proteção. O mesmo serviço deve ser realizado na ponta do Guia Corrente, onde também houve deslocamento da proteção.

Compartilhe

Postagens Relacionadas