
Um motorista acusado de dirigir embriagado e causar um acidente que resultou na morte de uma garçonete que voltava do trabalho, em Tramandaí, será julgado nesta quinta-feira (13). A morte de Mariele dos Santos Oliveira, de 32 anos, ocorreu em 2 de setembro de 2023, no cruzamento das avenidas da Igreja e Flores da Cunha, no Centro da cidade.
Naquela madrugada, Mariele retornava do trabalho em um restaurante no Guia Corrente, em Imbé. Ela era passageira de um Toyota Yaris, conduzido pelo companheiro, que a havia buscado para levá-la para casa. O casal seguia pela Avenida da Igreja quando um utilitário Troller, que trafegava pela Avenida Flores da Cunha, invadiu a preferencial e bateu no carro, que acabou sendo lançado contra um caminhão estacionado.
A garçonete morreu na hora, e o companheiro foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tramandaí. Conforme a denúncia do Ministério Público, aceita pela Justiça, o réu Douglas Baú Stello responde pelo homicídio de Mariele e pela tentativa de homicídio do companheiro dela.
“O denunciado, ao conduzir o veículo em visível estado de embriaguez, com velocidade incompatível com a via, desrespeitando as placas de sinalização de trânsito e atravessando a avenida preferencial (Avenida da Igreja), assumiu o risco de produzir o resultado morte às vítimas que se encontravam dentro do veículo objeto da colisão”, afirmou o promotor André Luiz Tarouco na denúncia.
Além disso, o réu também será julgado pelo artigo 312 do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo o promotor, ele “inovou artificiosamente, em caso de sinistro automobilístico com vítimas, na pendência do respectivo procedimento policial preparatório, o estado de lugar, de coisa e de pessoa, a fim de induzir a erro o agente policial, o perito e o juiz”.
Ao portal Litoral na Rede, André Luiz Tarouco explicou que, na madrugada do acidente, o réu apontou um amigo — que era passageiro do Troller — como motorista, e esse amigo chegou a ficar preso por alguns dias. “Só depois de passada a situação do flagrante, ele se apresentou como motorista”, salientou o promotor.
A denúncia aponta ainda que, embora o réu não tenha sido submetido ao teste do etilômetro, testemunhas relataram que ele apresentava visíveis sinais de embriaguez.
O julgamento
O júri popular está marcado para começar às 9h de quinta-feira (13), no Salão do Júri do Fórum de Tramandaí, e será presidido pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca, Gilberto Pinto da Fontoura.
Estão previstos depoimentos de testemunhas, como policiais e bombeiros que atenderam a ocorrência e outras pessoas que presenciaram a colisão.
Como não houve prisão em flagrante e a Justiça negou o pedido de prisão preventiva, o réu responde ao processo em liberdade.
Mariele deixou três filhos
Mariele deixou três filhos, que hoje têm 11, 13 e 15 anos. O pai dos meninos havia falecido um ano antes do acidente. Atualmente, eles são criados pela avó materna.
Cunhada da irmã da garçonete e amiga da vítima, a consultora educacional Viviane Tedesco conversou com o portal Litoral na Rede sobre a expectativa para o julgamento.
“A família sofre muito até hoje por justiça. Os filhos perderam a mãe que educava sozinha e provia o sustento dos meninos”, disse Viviane, ao lembrar que o júri popular será aberto ao público.
O portal Litoral na Rede não conseguiu contato com a defesa do réu. O espaço segue aberto para manifestação.










