Acordo permite ampliação do serviço de guarda-vidas no Natal e Réveillon nas praias gaúchas

Mais de 270 profissionais civis, que só atuariam nas guaritas a partir de janeiro, estão sendo convocados para trabalhar a partir da próxima semana

Compartilhe

Novos profissionais só atuariam após o Natal e Réveillon. Foto: Litoral na Rede.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e a Associação Brasileira de Salva-Vidas Civis fecharam um acordo para garantir maior efetivo de guarda-vidas nas praias gaúchas no período de Natal e Réveillon. Representantes da corporação e entidade representativa da categoria se reuniram na manhã desta quinta-feira (15), em Porto Alegre.

No encontrou, ficou definido que 273 guarda-vidas civis, que já atuaram em outras edições da Operação Verão e que estão aprovados na segunda etapa de seleção, serão convocados na próxima semana. O início das atividades dos profissionais ocorreria só em janeiro devido aos atrasos do governo no processo de contratação.

No início desta semana, o Litoral na Rede publicou uma reportagem na qual mostrava que das 209 guaritas do Litoral Norte, apenas 125 estariam em funcionamento antes do Réveillon. As primeiras semanas da Operação Verão, que será lançada neste sábado (17), contaria apenas com bombeiros e policiais militares.

O coordenador da operação, tenente-coronel Isandré Antunes, informou que, com esta antecipação, será possível manter o serviço em mais 65 guaritas no período das festas de fim de ano, totalizando 190 pontos de salvamento ativos.

Os demais guarda-vidas civis que ainda estão em processo de seleção devem ser incorporados à atividade nas primeiras semanas de 2023.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, sensibilizado com as solicitações apresentadas pela ABRASVIC (Associação Brasileira de Salva-Vidas Civis), ABERGS (Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul), ASAVIME (Associação de Salva-Vidas Militares) e FGDA (Federação Gaúcha de Deporto Aquático) no 4º Painel Operação Verão, ficou responsável de fazer a construção do novo ajuste com a Secretaria de Segurança Pública, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, a Promotoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria do Turismo”, informou o comunicado divulgado pela Abrasvic após a reunião.

Conforme o texto da Associação, ficou acordado a antecipação e o ajuste do edital destes profissionais que, a partir do dia 19 de dezembro, deverão se apresentar para a recertificação a partir do dia 25 de dezembro estarão nas guaritas.

Compartilhe

Postagens Relacionadas