Ações previnem uso de drogas nas escolas do Litoral

Compartilhe

“Previnir é muito mais eficaz do que remediar” disse a soldado Brenda Vasconcelos, do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Brigada Militar (BPAT), com sede em Capão da Canoa. A policial é a responsável por instruir as crianças, estudantes de escolas públicas e privadas, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O programa implantado em todo o Estado pela Brigada Militar, em 1998, tem como objetivo educar na prevenção ao uso de drogas e a violência, sendo uma ação conjunta entre a Corporação, as escolas e as famílias. Para a militar, “o trabalho com as crianças é extremamente gratificante, pois ao contrário do policiamento, recebo um carinho enorme de todos alunos, professores e equipe diretiva” disse ela.

No Litoral Norte, na área do 2° BPAT, quatro municípios já adotaram o programa: Capão da Canoa, Imbé, Torres e Tramandaí. Os alunos recebem as instruções, em aulas semanais, por turma e dentro de um período de 10 semanas. No final do curso há uma solenidade de formatura semestral, da qual participam todos os alunos participantes do Programa no período.

Na semana passada, acompanhados de familiares, 252 alunos receberam o diploma em Capão da Canoa. Brenda diz que estar à frente de tantas crianças servindo como exemplo, é maravilhoso. “Quando percebo que consigo fazer com que eles prestem atenção e participem comigo, vejo que vale muito a pena” comemorou a policial.

Compartilhe

Postagens Relacionadas