
Duas enquetes realizadas pelo Litoral na Rede mostraram que o horário de verão é bem-visto pela maioria dos seguidores do portal que participaram dos levantamentos. As enquetes ficaram disponíveis entre a noite de domingo (13) e a noite desta segunda-feira (14) para a participação dos internautas
O Litoral na Rede fez a seguinte pergunta aos leitores, que podiam responder sim ou não: Diante da crise hídrica causada pela estiagem em boa parte do país e do possível “risco energético”, o governo estuda adotar novamente o horário de verão, com o objetivo de economizar energia. Você concorda com a volta do horário de verão?
Até às 22h desta segunda-feira, aproximadamente 1.700 usuários do Facebook responderam no Feed a enquete. Desses, 985 (59%) são favoráveis ao horário de verão e 711 (41%) são contrários.
No mesmo período, nos Stories do Instagram, 937 usuários emitiram as suas opiniões. Foram 633 votos “sim” e 304 “não”. Ou seja, 68% são favoráveis ao horário de verão e 32% são contrários.
O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora. Instituído em 1931 no Brasil, funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética.
A medida voltou a ser discutida devido à crise hídrica causada pela estiagem em boa parte Brasil, com impactos nas usinas hidrelétricas, principalmente fonte de energia do país. Essa situação já motivou a adoção, em outubro, da bandeira vermelha patamar 2 na conta de luz, o maior adicional estabelecido.
Vale destacar, que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a volta da adoção do horário de verão no país. Nesta terça-feira (15), ao que tudo indica, a equipe técnica Ministério de Minas e Energia, vai se reunir com o ministro Alexandre Silveira para definir a questão.










