À espera de Renato, Grêmio abre vantagem e leva sufoco no fim, mas volta a vencer na Série B

Thaciano foi o autor do segundo gol do Tricolor na vitória por 2 a 1 sobre o Vila Nova na Arena

Compartilhe

Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Após uma semana turbulenta, que começou com derrota para o Criciúma e uma mudança geral no comando do futebol, o Grêmio reencontrou o caminho das redes e voltou a vencer na Série B do Brasileirão. O Tricolor bateu o Vila Nova por 2 a 1, na noite desta sexta-feira (02), em Porto Alegre, e reassumiu, por ora, a 3ª colocação na tabela da competição.

Sob orientações por telefone de Renato Portaluppi, que chega na segunda (05) para assumir o comando do time, o Grêmio voltou a apresentar os problemas técnicos, de organização e, sobretudo, defensivos, que se tornaram comuns e ficaram cada vez mais evidentes ao longo das últimas partidas.

De todo modo, o que ficou foi o resultado positivo e a vitória inadiável conquistada. Com gols de Biel e Thaciano, o Tricolor encerrou o jejum de quatro jogos sem vitória e trouxe um pouco de tranquilidade para amenizar o clima de tensão pelo qual o time vem passando.

Agora com 47 pontos, o Grêmio seca o Vasco (4°), que tem 45 pontos, e também o Londrina (5°), primeiro fora do G4, com 41 pontos. Ambos jogam no sábado. O próximo compromisso Tricolor é no dia 11 de setembro, um domingo, contra o Vasco. A partida marcará a reestreia de Renato Portaluppi no comando do Grêmio.

O jogo

Os poucos mais de 10 mil gremistas que foram à Arena nesta noite viram um Grêmio muito ofensivo no começo da partida. Com uma marcação sob pressão e explorando erros do adversário, o time gaúcho abriu o marcador logo aos três minutos da primeira etapa. Biel recebeu na área, driblou o marcou e chutou cruzado, fazendo 1 a 0 para o Grêmio.

O “abafa” tricolor foi mantido até os 20 minutos. Com o Vila Nova reagindo aos poucos e as deficiências técnicas gerando impaciência, o Grêmio não conseguiu manter o ritmo de pressão da primeira metade da partida. Em dado momento o torcedor gremista chegou a vaiar passes errados e jogadas inconclusas do time. O maior alvo era o meia Campaz.

O Grêmio voltou para a segunda etapa mantendo a vantagem na posse de bola. Aos 18 minutos, Diogo Barbosa cruzou para área e encontra Thaciano, que acabara de entrar, para tocar livre, de cabeça, para o fundo do gol.

Antes de comemorar definitivamente, o torcedor gremista precisou aguardar, por cerca de cinco minutos, uma checagem de possível pênalti para o Vila Nova na origem do lance, o que invalidaria o segundo gol. O árbitro reviu o lance e manteve a decisão de campo: pênalti para o visitante não marcado e gol do Grêmio confirmado, 2 a 0.

Mas o que caminhava para ser uma vitória tranquila ganhou ares de drama na reta final. O Vila Nova descontou aos 33. Dentinho bateu cruzado e obrigou Brenno a fazer uma defesaça. Daniel Amorim, no entanto, pegou livre o rebote e ajeitou para Matheuzinho finalizar e descontar para os visitantes.

E nos minutos finais, o Vila Nova teve pelo menos duas oportunidades claras de empatar a partida, mas parou em defesas de Brenno e na ineficiência do ataque do time goiano, que está na zona de rebaixamento para a Série C.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 2 x 1 Vila Nova

Brasileirão Série B – 28ª Rodada

DATA: sexta-feira, 02 de setembro de 2022

LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

GRÊMIO (2): Brenno; Edilson (Rodrigo Ferreira), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Bitello (Thiago Santos), Campaz (Luca Leiva) e Villasanti; Biel (Thaciano), Guilherme e Diego Souza (Elkeson). Técnico: César Lopes (interino)

VILA NOVA (1):Tony; Alex Silva, Alisson Cassiano, Rafael Donato e Willian Formiga (Railan); Sousa (Romário), Jean Martim (Matheuzinho) e Arthur Rezende; Dentinho, Daniel Amorim (Rubens) e Kaio Nunes (Hugo Cabral). Técnico: Allan Aal

Gols: Biel (GRE), aos 3 minutos do primeiro tempo; Thaciano (GRE), aos 18 minutos, e Matheuzinho (VIL), aos 33 minutos do segundo tempo

Arbitragem: Savio Pereira Sampaio (DF), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e Lehi Sousa Silva (ambos do DF). VAR: Wagner Reway (PB)

Público total: 13.775 pessoas

Renda: R$ 422.544,00

Compartilhe

Postagens Relacionadas