Municípios do Litoral Norte localizados próximos à Encosta da Serra enfrentam transtornos devido às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Entre essa terça (19) e esta quarta-feira (20), os acumulados em alguns pontos da região ultrapassaram a marca de 100mm, fazendo com que o nível de rios e arroios subissem rapidamente.
Uma das cidades mais afetadas foi Maquiné. Comunidades ficaram ilhadas após a rápida elevação dos níveis do Rio Forqueta. No final da tarde, o chefe da Defesa Civil do município, Richard Alves, informou que a situação estava sobre controle.
“Ainda estamos com quatro comunidades ilhadas: Garapiar, Forqueta, Pedra de Amular e Encantado. O rio está baixando. Todos estão em casa, fora de perigo, porém, as pessoas estão ilhadas”, explicou Richard.
Em Maquiné e Caraá, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) realizou ações preventivas em áreas ribeirinhas. O coordenador da Defesa Civil de Caraá, Antônio Augusto Borges, informou ao Litoral na Rede que no município não houve transtornos sérios.
“Tivemos interrupção temporária do trânsito sobre algumas barragens por causa do nível de rios e arroios, mas sem transbordamento em áreas urbanizadas”, informou Antônio Augusto, ressaltando que a tendência é o retorno à normalidade nas póximas horas.
Em Morrinhos do Sul, o acesso por Três Cachoeiras pela ERS-494 teve que ser bloqueado devido ao volume de água, na altura do km 9, na localidade do Morro Azul. Até as 18h30, apenas caminhões conseguiam passar pelo local. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) orienta que os motoristas de automóveis façam o desvio pela Praia Grande.