O Porto Meridional que será construído em Arroio do Sal foi um dos assuntos tratados com representantes da Toyota, em Tóquio, no Japão. Liderada pelo governador Eduardo Leite, uma comitiva esteve nesta terça-feira (19), na sede da empresa que é uma das maiores montadoras de veículos do mundo.
O presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, deputado estadual Issur Koch (PP), explicou que um dos objetivos foi mostrar as potencialidades do Porto Meridional aos executivos da Toyota.
“Entreguei cartilhas referentes ao porto nas línguas inglesa e japonesa. A intenção é que os executivos conheçam um pouco mais sobre esse projeto que é estratégico para a logística não apenas do Litoral Norte, mas de todo Rio Grande”, afirmou o parlamentar que integra a comitiva oficial.
Além do Porto Meridional, o grupo de autoridades tratou da ampliação da presença da Toyota no estado e sobre a exploração de tecnologias sustentáveis no setor automotivo. A empresa opera um centro de distribuição em Guaíba desde 2005.
Conforme o governo, a montadora tem manifestado interesse em explorar novas oportunidades no Rio Grande do Sul, especialmente em projetos relacionados ao uso de hidrogênio como combustível sustentável. “A Toyota é uma parceira estratégica para o nosso Estado, e queremos ampliar essa relação com projetos que promovam inovação e sustentabilidade, beneficiando nossa indústria automotiva e a mobilidade urbana”, afirmou Eduardo Leite.
Energia eólica em alto mar
O governo do Rio Grande do Sul e a Shizen Energy celebraram nesta terça-feira (19), um acordo que autoriza a empresa japonesa a realizar estudos para a construção de um parque eólico em alto-mar (offshore), com potencial para a produção de hidrogênio verde. Saiba mais, clique aqui.
Também foi apresentado o Porto Meridional aos executivos da Shizen Energy. “Essa empresa tem interesse em investir em áreas portuárias a fim de gerar energia limpa, sendo assim, também apresentei o Porto Meridional como opção para investimentos”, afirmou Issur Koch.
Porto Meridional
No dia 18 de outubro, um contrato que simboliza a autorização da União para a construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal, foi assinado. O investimento é de quase R$ 1,3 bilhão, deve gerar 2 mil empregos diretos e outros 5 mil indiretos. Saiba mais, clique aqui.