
A temporada das baleias-francas na costa Sul do Brasil já garantiu muitos avistamentos e lindos registros da espécie no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Alguns dos vídeos foram registrados pelo fotógrafo Márcio Nunes, de Xangri-Lá, que alguns anos monitora a aproximação das francas da praia e grava os belos momentos de interação entre mães e filhotes.
Em 2024, os avistamentos começaram em junho, e como costuma acontecer, passaram a ser mais frequentes ao longo de julho e agosto. O pico da presença das francas costuma ser em setembro.
No último fim de semana, Márcio contabilizou ao menos cinco duplas, de mães e filhotes, pertos da costa de Xangri-Lá e registrou o espetáculo na tarde de sábado (24).
“Foram muitos relatos de avistamentos desde Atlântida Sul até Capão da Canoa, pelo menos cinco pares de baleias aqui em Xangri-Lá entre a área central até a praia do Remanso, onde elas ficaram praticamente o dia todo, com show no final da tarde”, comemorou ao publicar os vídeos no Instagram.
Outros vídeos e fotos das baleias-francas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul podem ser acompanhados no perfil @baleiafrancatv, mantido pelo fotógrafo de Xangri-Lá. Márcio Nunes desenvolveu o hobby ao presenciar as francas perto da costa gaúcha enquanto fotografava surfistas. As gigantes viraram uma paixão do profissional.
“Comecei a ver as baleias saltando e se aparecendo ali, se mostrando, e conseguia fazer uns registros inesperados. Com o passar dos anos eu comecei a gostar mais, descobri que tem uma temporada e comecei a me dedicar. Nesse período eu tô quase sempre na beira da praia com a câmera fazendo os registros”, contou à reportagem do portal Litoral na Rede.
Baleia-franca
O animal é uma espécie migratória que sai de regiões geladas como a Antártica – onde se alimenta durante o verão – para se reproduzir em outros lugares mais quentes no inverno. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são áreas históricas para as fêmeas darem à luz no Brasil.
As baleias-francas são cetáceos que atingem, em alguns casos, mais de 17 metros de comprimento. As fêmeas adultas chegam a pesar mais de 60 toneladas, enquanto os machos pesam até 45 toneladas.
O “borrifo” das baleias-francas, que pode atingir de cinco a oito metros, é bastante característico, em forma de “V”. A característica mais marcante são as calosidades que ela apresenta na cabeça. São únicas em cada animal e servem como uma espécie de impressão digital, usada por pesquisadores para monitorar e catalogar os indivíduos.