SUS: novos serviços serão implantados em Hospital da Região

Compartilhe

Foto: Claudio Franken

O Hospital de Santo Antônio da Patrulha (HSAP), gerido pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, passará a prestar outros serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Prefeitura de SAP, nos próximos dias, um conjunto de serviços contratados pelo Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), será implantado na instituição hospitalar e contempla tratamentos considerados de média complexidade.

O gerente hospitalar do HSAP, Maurício Fogaça, informou que a assinatura de contrato com o Governo do Estado, permitiu a retomada das internações a partir do mês de outubro, e que na sequência serão iniciadas as cirurgias de baixa e média complexidade. O administrador hospitalar comemora a conclusão do bloco cirúrgico: “uma obra complexa que necessitou de muitos investimentos por parte do Município, do Estado e da própria Santa Casa de Porto Alegre para iniciar a operação”.

Maurício informa, ainda, que foi solicitado à Secretaria Estadual de Saúde a carência de 6 (seis) meses para implantação de todos os serviços e que isso foi aceito. Desse modo, todos os serviços contratados serão implantados até março/2018. “As justificativas para pedido de prazo foram a demora nos processos de licitação (ainda não chegaram alguns equipamentos para o Centro Cirúrgico; Central de Esterilização e do Tomógrafo); demora no processo de regularização de serviços como Agência Transfusional (cujo alvará foi recebido em 11/11) e Radiologia, Mamografia, Ecografia, Tomografia e Densitometria, ainda sem alvará”, complementa o gerente hospitalar.

Segundo a Prefeitura, a Santa Casa de Porto Alegre investiu um volume expressivo de horas de muitos profissionais de vários setores, já experientes em suas áreas de atuação, para que as melhorias nas instalações e equipamentos do HSAP – que estavam em condições péssimas, além de quantidades insuficientes -, fossem viabilizadas no menor prazo, com qualidade e custos adequados. Foram cedidas por empréstimo mais de 40 camas hospitalares, dois aparelhos de anestesia, dois blocos cirúrgicos, dezenas de suportes para soro, um Tomógrafo 16 canais GE, um Equipamento de RX Convencional SHIMADZU, um Equipamento para Ultrassonografia com Doppler, além de inúmeros outros itens.

De acordo com o prefeito Daiçon Maciel, a administração tem se esforçado ao máximo para que o HSAP funcione a pleno, mas pede a compreensão da população, pois, segundo ele, reerguer uma casa de saúde que estava quase fechando não é tarefa simples. “Nos comprometemos a buscar uma instituição séria e qualificada para gerir nosso hospital. Conseguimos trazer a Santa Casa, que é uma referência em atendimento de saúde, o que já foi uma vitória. Porém, especialmente no poder público, nem tudo acontece com a velocidade que gostaríamos, e preciso lembrar que o nosso hospital tinha perdido até o alvará. Sempre fomos muito claros, explicando que a Santa Casa iria ingressar com o pronto atendimento, ampliando seus serviços gradativamente, e é isso que está acontecendo”.

Segundo o prefeito, a população deve utilize os canais adequados para reclamações, pedido de informação e sugestões com relação ao hospital, que são: a ouvidoria do SUS (3662.7564 e 0800.6450644), e a Ouvidoria da Santa Casa (3214.8505 ou e-mail ouvidoria@santacasa.tche.br). “Se algo não está funcionando de acordo precisamos tomar conhecimento e providências, por isso, é preciso fazer a reclamação para os responsáveis”, explicou.

Veja a relação dos serviços e informações de como proceder para ter o atendimento

  • Serviços ambulatoriais: consultas, exames e avaliações de necessidade de intervenção cirúrgica nas seguintes especialidades: cirurgia vascular; cirurgia ortopédica; cirurgia geral; cirurgia otorrinolaringológica; cirurgia oftalmológica e cirurgia ginecológica. Os pacientes deverão ser encaminhados pela rede de atenção básica (postos de saúde) para avaliação de necessidade cirúrgica, e regulados conforme mecanismos e diretrizes definidos pela SES/RS. As equipes médicas do HSAP receberão os encaminhamentos dos respectivos pacientes e, após avaliação ambulatorial, serão encaminhados ou não para cirurgias. As primeiras especialidades cirúrgicas disponíveis pelo SUS (oftalmológica e vascular) estão em processo de habilitação de senha para direcionamento das agendas, e terão as suas consultas iniciadas ainda em dezembro. Para acessar essas e outras especialidades, o cidadão patrulhense, de Caraá e residentes de outras cidades da região do Litoral Norte gaúcho, deverão procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e consultar com o Médico da Atenção Primária, que irá referenciar os pacientes com necessidades de tratamento de médica complexidade ao respectivo especialista.
  • Urgência e Emergência – Plantão Clínico Adulto e Pediátrico: mais de 90% dos pacientes deste serviço são oriundos do município de Santo Antônio da Patrulha, sendo aproximadamente 20 a 25% com maior gravidade (cores amarelo e vermelho na classificação de risco). A base do SAMU é no mesmo prédio do hospital, facilitando, assim, a integração desses serviços. A Classificação de Risco realizada para 100% dos pacientes tem objetivo de priorizar o atendimento no menor tempo possível aos pacientes mais graves. Desse modo, o HSAP está organizado para atender casos de urgência e emergência nas 24h do dia e é referência para os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá.
  • Diagnóstico e tratamento: nos mesmos moldes dos serviços ambulatoriais, os exames serão realizados mediante encaminhamento dos postos de saúde.
  • Na plenitude do funcionamento dos serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, o HSAP disponibilizará: Agência Transfusional, Radiologia Convencional, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Mamografia, Ultrassonografia Convencional e com Doppler, Laboratório de Análises Clínicas, Exames de Anatomia Patológica e Métodos Diagnósticos para Oftalmologia.

Compartilhe

Postagens Relacionadas