
O Governo do Estado concluiu nesta semana as obras de revitalização do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O investimento, estimado em cerca de R$ 300 mil, serviu para a reforma da cobertura e revitalização do terminal.
De acordo com o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria de Logística e Transportes do RS, Marcelo de Canossa Macedo, as intervenções têm o objetivo de propiciar mais conforto e segurança aos usuários do Aeroporto de Torres.
“É mais um passo para preparar o aeroporto para as operações comerciais, deixando-o adequado receber aeronaves com capacidade para até 72 passageiros (ATR-72)”, explica o diretor.
“Esse investimento é importante para que o terminal de Torres se transforme em uma alternativa viável ao Aeroporto Salgado Filho, que segue fechado”, destacou o secretário da pasta, Juvir Costella.
Em julho, o governador Eduardo Leite assinou o documento que repassou para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a outorga de operação dos aeroportos dos municípios de Canela e de Torres, terminais que eram operados pelo Estado.
A transferência se deu a partir de um compromisso da empresa pública federal de ampliar voos nesses dois aeroportos, após a gestão retornar à União.
A expectativa da Infraero é que o terminal de Torres possa receber, a partir das próximas semanas, voos transportando até 165 passageiros (Airbus e Boeing).
Durante a assinatura da transferência, o governo do Rio Grande do Sul apontou a necessidade de investimento de R$ 8,69 milhões para qualificação dos aeroportos de Canela e Torres, de modo a contribuir para a preparação da malha aérea do Estado em futuras crises meteorológicas.