Nova carteira de identidade: RS já emitiu mais de 1,2 milhão de documentos; saiba como e onde fazer

Segundo o IGP, 13 cidades da região possuem postos para emissão da CIN; veja listagem

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Novo documento segue modelo único no país. Foto: Divulgação

Desde agosto de 2022, quando o Rio Grande do Sul iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Instituto-Geral de Perícias (IGP) já expediu mais de 1,2 milhão de documentos. Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o RS lidera o ranking de estados que mais expediram o documento.

Até o momento, mais de 10 milhões de brasileiros já receberam a nova CIN. Assim como ocorre com o modelo atual, no caso da CIN, a produção da primeira via é gratuita. A isenção de taxa para emissão da primeira via é garantida em qualquer momento.

Ela também possui uma versão digital, disponibilizada ao cidadão por meio da conta gov.br do governo federal, após a emissão do documento em papel. A CIN digital poderá ser acessada pelo aplicativo, na aba Documentos.

Para apoiar o estado e agilizar a emissão de documentos a cidadãos que perderam a carteira de identidade na enchente de maio, o Ministério da Gestão está trabalhando em conjunto com as autoridades gaúchas para realizar a reimpressão de CINs.

Todo este movimento foi simplificado pela tecnologia utilizada na nova carteira, que simplifica o processo. Como o documento possui padrão nacional, foi possível verificar a identidade das pessoas e emitir a segunda via da CIN.

Como o novo documento acompanha todo o ciclo de vida dos cidadãos, sua base de dados possibilitará, no futuro, que o governo emita informações importantes para o cidadão. Será possível, por exemplo, orientar os estudantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou avisar a uma pessoa idosa que ela tem direito a receber um benefício, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como o modelo atual só perderá a validade em 2032, os cidadãos ainda têm bastante tempo para obter seu novo documento.

O que é necessário para obter a CIN?

Para encaminhar a confecção da Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve apresentar certidão de nascimento, casamento ou de casamento com a averbação do divórcio, além do número de CPF.

Caso o cidadão deseje inserir o número de outros documentos (carteira nacional de habilitação, título de eleitor, identidade profissional), nome social, condições peculiares de saúde (diabetes, hemofilia ou doenças incapacitantes) ou os símbolos de acessibilidade (deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista), o procedimento é o mesmo realizado com a carteira atual, bastando apenas a apresentação de documentos ou laudos médicos comprobatórios, conforme necessidade.

Quanto tempo demora para obter a CIN?

O prazo de entrega da Carteira de Identidade Nacional está unificado no estado inteiro, segundo o IGP. Dessa forma, após encaminhamento no posto de identificação on-line, com coleta de fotografia, assinatura e impressão digital por equipamento, o cidadão recebe sua CIN em até 30 dias úteis.

Para postos off-line, onde a coleta de impressão digital é feita sem equipamento, o prazo é de 40 a 45 dias úteis.

Qual a validade do documento?

O prazo de validade da nova carteira varia conforme a faixa etária. São cinco anos para crianças de zero a 12 anos incompletos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos e validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

Onde emitir a nova Carteira de Identidade Nacional?

A reportagem do portal Litoral na Rede fez um levantamento com os endereços, telefones de contato e horários de atendimento dos postos do IGP que emitem a CIN no Litoral Norte. Dos 23 municípios da região, 13 possuem estrutura de atendimento dedicada ao serviço.

A lista abaixo baseia-se em dados fornecidos pelo próprio IGP, podendo ser alterada sem prévio aviso. Confira:

Arroio do Sal
Rua Alegrete, n° 30 – Fone: (51) 3687-1366
Horário de atendimento não informado

Balneário Pinhal
Rua 25 de março, n° 302 – Fone: (51) 3682-2160
Horário de atendimento: 8h30 às 13h30

Capão da Canoa
Rua Peri, nº 1758 – Fone: (51) 9920-53118
Horário de atendimento: 14h45 às 18h30

Capivari do Sul
Rua João Neves, n° 194 – Fone: (51) 3681-3398
Horário de atendimento: 8h30 às 11h30

Itati
Rua Nestor Becker, n° 600 – Fone: (51) 3628-5115
Horários de atendimento: 7h30 às 11h30 – 13h às 17h

Maquiné
Rua Osvaldo Bastos, n° 622 – Fones: (51) 3628-1325 e 3628-1615
Horários de atendimento: somente quintas-feiras – 8h30 às 11h45 – 14h às 17h

Mostardas
Av. Padre Simão, n° 305 – Fone: (51) 3673-1177
Horários de atendimento: 8h às 12h – 13h30 às 16h30

Osório
Rua João Sarmento, n° 249 (sala 4) – Centro – Fone: (51) 3663-2155
Horário de atendimento: 8h às 14h

Santo Antônio da Patrulha
Av. Cel. Victor Vilaverde, n° 126 – Centro – Fone: (51) 3662-5045
Horários de atendimento: 8h às 12h – 13h às 17h

Tavares
Rua Abílio Vieira de Paiva, n° 228 – Fone: (51) 3674-1513
Horário de atendimento não informado

Terra de Areia
Rua Tancredo Neves, n° 500 – Centro – Fone: (51) 3666-1285 (ramal 203)
Horários de atendimento: 8h às 11h – 13h30 às 17h

Torres
Rua José Antônio Picoral, n° 79 – Centro – Fone: (51) 3664-3666
Horário de atendimento: 8h às 14h – Clique aqui para agendar online

Tramandaí
Rua Sahyd Abraão, n° 137 (sala 2) – Centro – Fone: (51) 3661-3699
Horário de atendimento: 8h às 14h

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