A atuação de uma frente fria no oceano está causando ressaca do mar em diversos pontos do Litoral Norte gaúcho. Nesta quarta-feira (15), a Marinha do Brasil emitiu um alerta para a possibilidade de ondas de direção sul com alturas de até 3 metros, incluindo a área entre Mostardas e Florianópolis (SC).
De acordo com o órgão, o alerta é válido entre a quinta (16) e a sexta-feira (17). Mas ainda na noite desta quarta, o mar alto já avançava sobre a faixa de areia e, em alguns momentos, invadia os calçadões das orlas de Imbé e Tramandaí.
Em Imbé, a reportagem do portal Litoral na Rede registrou sinais de que as ondas avançaram sobre alguns pontos do calçadão da Avenida Beira-Mar, no Centro, por volta das 21h30. A água batia no muro de contenção e molhava a parte destinada a pedestres, junto aos quiosques.
A Avenida Nilza Costa Godoy, antiga Avenida Rio Grande, também encontrava-se com pontos de alagamento devido ao extravasamento do Rio Tramandaí causado pela ressaca. No trecho próximo à esquina com a Rua Alegrete havia mais acumulada na via pública.
Em Tramandaí, a água começou a atingir, ainda em pequena quantidade, a Avenida Beira-Rio, pela rampa de escoamento junto à Praça dos Botos, que está sendo revitalizada no bairro Barra.