CBF anuncia paralisação do Brasileirão por duas rodadas

Medida foi tomada após solicitação de 15 dos 20 clubes da Série A

Compartilhe

Sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Barra da Tijuca. Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A CBF anunciou, no começo da noite desta quarta-feira (15), a suspensão das próximas duas rodadas do Campeonato Brasileiro de futebol. A medida, adotada por conta da situação de calamidade vivida no Rio Grande do Sul em decorrência das enchentes, foi solicitada por 15 dos 20 clubes da Serie A.

A entidade consultou os clubes participantes e recebeu o pedido das equipes que solicitaram a suspensão das rodadas 7 e 8 da competição, que ocorreriam nos dois próximos finais de semana. Grêmio, Inter e Juventude, os três clubes gaúchos da primeira divisão do futebol brasileiro diretamente afetados pelas enchentes, já haviam tido suas partidas suspensas até o dia 27 de maio. Se não houver mudança, o Brasileirão volta em 1º de junho, na 9ª rodada.

De acordo com a entidade, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.

“Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”, disse, em nota, a CBF. Apenas Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e RedBull Bragantino não solicitaram a paralisação.

A organizadora do Brasileirão afirmou também que “como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário”.

Mesmo com a decisão anunciada, a CBF salientou que está mantido a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições, bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.

As demais competições seguem sem alteração na programação, exceto os jogos dos clubes gaúchos que estão suspensos até o dia 27 de maio.

Compartilhe

Postagens Relacionadas