Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras

Ex-diretora-geral da ANP deve assumir com presidente da empresa

Compartilhe

Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O presidente Lula demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras nesta terça-feira (14), segundo informação divulgada inicialmente pelo jornal “O Globo” e confirmada por outros portais, como “Folha de São Paulo”, “G1” e Metrópoles.

Segundo o G1, Prates foi demitido pessoalmente por Lula. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estavam presentes.

Lula também indicou a nova presidente da Petrobras. Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no governo Dilma Rousseff. Ela também é consultora na área de óleo, gás e biocombustíveis e trabalhou na companhia por mais de 20 anos.

A Petrobras divulgou comunicado aos acionistas na noite desta terça-feira (14) informando a saída de Jean Paul Prates da presidência da empresa. A estatal informa que Prates solicitou que o “Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada”.

“Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se uma vez aprovado, o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado”, acrescenta o comunicado.

Advogado e economista, Prates assumiu a presidência da Petrobras no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Prates foi eleito em 2014 primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), para o período 2015-2022, e assumiu a vaga dela no Senado em 2019, após sua eleição para governadora do Rio Grande do Norte.

Compartilhe

Postagens Relacionadas