A Prefeitura de Tramandaí deu início, nesta semana, ao projeto que busca substituir gradativamente o uso de veículo de tração animal circulando na zona urbana. O Município adquiriu 70 bicicletas com cestos coletores, chamada de Cooper Bike, que serão destinadas à trabalhadores que atuam na coleta de materiais para reciclagem.
As bicicletas foram adquiridas por meio de uma emenda impositiva de autoria do vereador Leandro da LS, no valor de R$ 82 mil, além de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, no valor de R$ 183 mil.
O prefeito Luiz Carlos Gauto e a secretária do Meio Ambiente, Dalma Machado, formalizaram a entrega na última quarta-feira (27). O vereador Leandro da LS e integrantes do Grupo Gaz, que auxiliaram no projeto, também estavam presentes.
Gauto informou que o próximo passo será a criação de uma comissão com membros do Executivo Municipal, Legislativo e Sociedade Civil. Este grupo será responsável pela regulamentação do projeto.
A etapa seguinte será a definição de critérios para a inscrição de interessados em receberem as bicicletas com cestos coletores. Se o número de inscritos for maior do que a disponibilidade, deve ser organizado um sorteio. Tudo será realizado a partir do lançamento de um edital.
A prefeitura informou que a Cooper Bike não terá custos e será entregue gratuitamente aos profissionais que atuam na coleta de recicláveis em Tramandaí. Cada bicicleta será identificada e numerada, para que haja o controle de circulação.
O Município destaca que, além de reduzir a circulação de veículos de tração animal, o projeto tem outros objetivos, como evitar o emprego ou abandono de equinos doentes ou debilitados, valorizar os catadores de recicláveis e colaborar com um trânsito mais seguro.