
Uma luz no céu durante a madrugada desta sexta-feira (22) chamou a atenção de uma moradora de Tramandaí, no Litoral Norte. Intrigada, ela pegou o celular e gravou um vídeo, enviado ao portal de notícias Litoral na Rede.
A técnica de enfermagem Caroline Santos contou à reportagem que visualizou a luz se movimentado ao olhar para o céu no sentido Leste, em direção ao mar, a partir do bairro Indianópolis. “Era umas 03:40 da manhã, os cachorros estavam latindo muito e aí abri a janela e notei essa luz”, detalhou.
A equipe do portal de notícias enviou o vídeo gravado por Caroline para Carlos Fernando Jung, diretor do Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara. Jung ponderou que, apesar de a imagem estar tremida e sem foco, é possível supor que se trate do Planeta Vênus, que é o mais próximo da Terra.
O professor comparou o horário e o sentido da visualização relatada pela técnica de enfermagem para concluir sobre a possiblidade de ser Vênus. “[Neste horário] a distância era de 167.489 milhões de quilômetros da Terra. A magnitude do planeta estava -4 e normalmente está com -3″, ou seja, mais estava com mais brilho que o normal”, explicou ao descartar a hipótese de ser um satélite.
O fotógrafo e caçador de tempestades Gabriel Zaparolli, que mantém uma estação de observação da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), em Torres, também analisou o vídeo a pedido do Litoral na Rede. Assim como Jung, ele acredita se tratar do planeta Vênus e explica que a movimentação da luz pode estar ligada a outros fatores. “A luz do sol refletida no planeta pode cintilar na gravação por conta de maresia ou neblina”, pontuou.
Veja dicas do Observatório Heller & Jung de como gravar vídeos de fenômenos no céu
- aguarde o celular fazer foco ou toque na tela para focar;
- apoie seu celular para evitar imagem tremida;
- não tente fazer zoom;
- não acompanhe o objeto sem apoiar o celular;
- anote sempre hora, data e local,
- anote em que direção foi feito o registro (norte, sul, leste ou oeste).