
O El Niño segue ativo nas águas do Oceano Pacífico Equatorial, afetando o clima no Sul do Brasil. Mas para o trimestre de verão, o Rio Grande do Sul deve sofrer menos as consequências do fenômeno do que na primavera.
Ainda são previstas chuvas acima da média em boa parte do estado, especialmente no Norte. Os volumes, no entanto, serão bem menores do que os registrados nos últimos meses. Para a temperatura são esperados valores acima da média em todo o RS
Para o Litoral Norte, as chuvas devem ficar dentro da média. Mas o verão deve registrar temperaturas mais elevadas do que os padrões históricos.
Ainda que sejam esperadas consequências menos intensas do El Niño em relação ao que aconteceu no último trimestre, não podemos descartar a ocorrência de pancadas fortes de chuva, com raios e ventos fortes. Em casos pontuais também pode ocorrer queda de granizo.
O verão começa oficialmente na sexta-feira, dia 22 de dezembro, 0h27. A estação termina em 20 de março de 2024.
Por Daniel Caetano / Meteorologista
A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí.