Risco na ponte Tramandaí-Imbé: muretas arrancadas em acidente estão no caminho de pedestres e ciclistas

Mais de 24 horas depois de colisão, pedaços de concreto seguem sobre a travessia; saiba o que diz o Daer, responsável pela ponte

Compartilhe

Foto: Talis Ramon / Litoral na Rede

Pedestres e ciclistas que transitaram nesta quinta-feira (23) pela ponte Giuseppe Garibaldi, que liga Imbé e Tramandaí, encontraram dificuldades. O motivo é que, passadas 24 horas de um acidente de trânsito, as estruturas de concreto danificadas por um veículo continuam caídas na travessia.  A responsabilidade é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), autarquia do Governo do Estado.

Imagens registradas às 18h20 de hoje pela reportagem do portal Litoral na Rede mostram o desafio do dia para pedestres e ciclistas. Para utilizar a pista própria para esse público, era preciso desviar das estruturas de concreto quebradas e dos pedaços de vidro e de plástico que se soltaram do veículo envolvido no acidente.

Além disso, no lugar das muretas de proteção que caíram na parte externa da ponte, há apenas fitas sinalizando, o que aumenta o risco de queda. Esses materiais foram colocados por uma equipe da Guarda Municipal de Imbé (GMI), como uma medida imediata, logo após a ocorrência de trânsito.

A ponte foi danificada por uma caminhonete que colidiu na travessia na noite dessa quarta-feira (22). Com o impacto, algumas muretas foram arrancadas, tanto da parte central quanto do lado do rio. E a demora em retirar os obstáculos do local já causa preocupação e motiva críticas de moradores, de ambos os municípios.

A reportagem do portal Litoral na Rede questionou o Daer sobre uma solução para o problema. Em nota, a autarquia informou que, “desde o momento do acidente, e da verificação dos danos, a equipe do Daer da Superintendência de Osório está verificando a solução adequada, e a partir desse levantamento programará os reparos necessários”.

Confira, na íntegra, a nota do Daer:

“Como a rodovia é um patrimônio público, o objetivo do Daer é sempre resolver o problema o mais rapidamente possível, de maneira a garantir a segurança no trânsito. Desde o momento do acidente, e da verificação dos danos, a equipe do Daer da Superintendência de Osório está verificando a solução adequada, e a partir desse levantamento programará os reparos necessários. Quanto à questão da responsabilidade do motorista, a análise é feita separadamente. Se for constatada essa responsabilidade, do dano ao patrimônio público, causado de forma intencional, o Estado pode vir a ser beneficiado por uma decisão judicial, recebendo uma indenização por conta disso”.

231123 PONTE GIUSEPPE GARIBALDI IMBÉ TRAMANDAÍ 2
Foto: Talis Ramon / Litoral na Rede
231123 PONTE GIUSEPPE GARIBALDI IMBÉ TRAMANDAÍ 3
Foto: Talis Ramon / Litoral na Rede
231123 PONTE GIUSEPPE GARIBALDI IMBÉ TRAMANDAÍ
Foto: Talis Ramon / Litoral na Rede

Compartilhe

Postagens Relacionadas