Primavera começa sábado e terá chuva acima da média por causa do El Niño

Veja o prognóstico para a nova estação e a previsão meteorologista Ludmila Pochmann para os próximos dias no Litoral Norte

Compartilhe

Foto: Talis Ramon / Litoral na Rede / Arquivo

No próximo sábado, dia 23 de setembro, às 03h50, tem início no hemisfério sul a primavera. Este horário marcará o equinócio de primavera no hemisfério sul. As previsões meteorológicas para a nova estação no Rio Grande do Sul indicam que o período será marcado por chuvas acima das médias normais por causa do El Niño.

A primavera é uma estação em que temos dias mais ensolarados, com menor cobertura de nuvens, isso gera maior aquecimento da superfície proporcionando maiores temperaturas e evaporação ao longo do dia, gerando assim, desenvolvimento de nuvens de grande altura que costumam desaguar nos fins de tarde e início das noites, temporais de fim de dia. O fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, potencializa essas instabilidades.

Os últimos dias do inverno e os primeiros da primavera serão marcados por muita nebulosidade no Litoral Norte. O Sol deve aparecer entre nuvens em alguns períodos, mas haverá chuva em grande parte do tempo. O vento será moderado. No sábado, há possibilidade de rajadas de, no máximo, 50km/h. Veja abaixo a previsão de quinta até domingo.

Primavera

O início de uma estação é determinado por uma posição específica da Terra em sua órbita. À medida que a Terra orbita o Sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção e isso faz com que diferentes partes da Terra recebam os raios diretos do Sol. E com esse movimento orbital, as estações do ano são marcadas pela maneira como os raios solares incidem nos hemisférios.

Com diferentes incidências solares ao longo do ano, além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte. Nas regiões próximas ao equador terrestre, esse efeito praticamente não existe. No entanto, quanto mais nos afastamos do equador, mais esse efeito torna-se evidente.

Na primavera, os dias terão praticamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, com o decorrer da estação, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até chegar o maior dia do ano, que ocorre no solstício de dezembro que é o início do verão, que neste ano começa no dia 22 de dezembro.

Os solstícios e equinócios não ocorrem exatamente nos mesmos dias do ano a cada ano. As vezes pode ser no dia 22 em alguns anos e no dia 23 em outros anos. E a explicação dos fatores envolvidos nessa diferença é o tempo decorrido entre dois equinócios de março, o chamado ano trópico, é menor que o ano sideral, definido como o tempo de translação da Terra em torno do Sol.

O nosso Calendário Gregoriano baseia-se no ano trópico e institui um ano bissexto em todos os anos divisíveis por 4, isso gera algumas variações no instante do início de uma estação seja próximo ao instante do início da mesma estação 4 anos antes ou 4 anos depois.

Previsão para o período de quinta a domingo no Litoral Norte do RS

Quinta-feira (21): sol entre nuvens com vento de até 45 km/h – Temperatura Mínima de 19°C e Máxima de 21°C.

Sexta-feira (22): chuva durante a madrugada e pela manhã com vento de até 30 km/h.  – Temperatura Mínima de 19°C e Máxima de 22°C.

Sábado (23): tempo encoberto com chuva no final da tarde e vento de até 50 km/h. – Temperatura Mínima de 19°C e Máxima de 20°C.

Domingo (24): chuva – Temperatura Mínima de 19°C e Máxima de 20°C.

Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar

A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí . Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o WhatsApp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato.

Compartilhe

Postagens Relacionadas