Chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul terá pico nesta madrugada

Previsão de céu aberto no Litoral Norte deve favorecer visualização do ingresso de fragmentos de cometa na amosfera

Compartilhe

Sobreposição de imagens de meteoros registrados pelo Observatório Heller & Jung. Foto: Divulgação

A noite deste sábado (29) e, principalmente a madrugada deste domingo (30), serão os melhores períodos para visualização da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul. De acordo com Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, será o pico do fenômeno, que se estenderá até o dia 23 de agosto.

O diretor do observatório, Carlos Fernando Jung, destaca que esta é a chuva melhor vista a partir do Hemisfério Sul. O pesquisador explica que o corpo celeste que deixou estes fragmentos que, uma vez por ano, ingressam na atmosfera da Terra é o Cometa 96P/Machholz.

“Se for observado um meteoro vindo da parte sul do céu, onde fica a constelação de Aquário, poderá ser um meteoro da Chuva Delta Aquáridas Sul. Podem ser vistos em todos os lugares e a olho nu. A taxa de queda por hora será entre 25 a 30 meteoros”, disse Jung.

A boa notícia para que gosta de visualizar os meteoros é que a previsão é de céu limpo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

No dia 28 de junho o observatório já tinha registrado uma explosão durante queda de meteoro Fireball da Chuva Delta Aquáridas do Sul. O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 103,8 Km e explodiu a 59,8 Km sobre a região norte da Lagoa dos Patos no RS.

Compartilhe

Postagens Relacionadas