A noite deste sábado (29) e, principalmente a madrugada deste domingo (30), serão os melhores períodos para visualização da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul. De acordo com Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, será o pico do fenômeno, que se estenderá até o dia 23 de agosto.
O diretor do observatório, Carlos Fernando Jung, destaca que esta é a chuva melhor vista a partir do Hemisfério Sul. O pesquisador explica que o corpo celeste que deixou estes fragmentos que, uma vez por ano, ingressam na atmosfera da Terra é o Cometa 96P/Machholz.
“Se for observado um meteoro vindo da parte sul do céu, onde fica a constelação de Aquário, poderá ser um meteoro da Chuva Delta Aquáridas Sul. Podem ser vistos em todos os lugares e a olho nu. A taxa de queda por hora será entre 25 a 30 meteoros”, disse Jung.
A boa notícia para que gosta de visualizar os meteoros é que a previsão é de céu limpo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
No dia 28 de junho o observatório já tinha registrado uma explosão durante queda de meteoro Fireball da Chuva Delta Aquáridas do Sul. O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 103,8 Km e explodiu a 59,8 Km sobre a região norte da Lagoa dos Patos no RS.