Empregos formais crescem 2,7% no Litoral Norte em 12 meses

Dados sobre mercado de trabalho no RS foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística

Compartilhe

Carteira de trabalho digital. Foto: Marcelo Camargo / Agencia Brasil

O número de trabalhadores no mercado formal, ou seja, contatados com carteira assinadas, cresceu 2,7%, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, no Litoral Norte do Estado. O índice consta no Boletim de Trabalho do Rio Grande do Sul, elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, divulgado na manhã desta terça-feira (18).

A ampliação dos postos na região, no entanto, foi abaixo da média do Estado. No mesmo período, o mercado formal de trabalho gaúcho teve um crescimento de 3,3%, com a geração de 86 mil vínculos de trabalho.

No boletim, elaborado pelos pesquisadores Guilherme Xavier Sobrinho e Raul Bastos, é destacado também que o Litoral Norte (RF4), considerando o período de três anos (fevereiro de 2020 a fevereiro de 2023), apresentou a maior variação positiva entre as regiões do Estado: 14,24%.

“A dinamização da economia desse território e seu ganho de participação no nível estadual são reconhecíveis há pelo menos 10 anos; a eclosão da pandemia foi considerada um fator adicional de atração populacional para o Litoral e associada aos desempenhos positivamente diferenciados do mercado formal de trabalho dessa RF, nos dois primeiros anos aqui considerados. Entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, no centro do triênio aqui abarcado, o emprego da RF4 cresceu 11,3%, mais do que o dobro dos 5,3% do total do RS”, aponta o boletim.

O estudo do DEE foi realizado a partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged).

Compartilhe

Postagens Relacionadas