A Polícia Civil (PC) deflagrou uma operação, no fim da madrugada desta quarta-feira (15), e prendeu mais um suspeito de envolvimento em assassinatos registrados nos últimos meses, em Osório.
Durante o andamento das investigações, os agentes da Delegacia de Osório já tinham prendido outros quatro adultos e apreendido um menor por participação nos crimes. A ação mobilizou 16 policiais.
O sexto preso tem 21 anos de idade. Também foram apreendidos objetos que, segundo a PC, são relevantes para a apuração dos crimes. Na semana passada, o quinto suspeito já tinha sido capturado.
Um dos assassinatos ocorreu em 26 de dezembro de 2022. O crime foi na Rua Barra do Ouro, no bairro Medianeira. Um grupo de criminosos invadiu uma casa, retirou um jovem, de 23 anos, para fora do imóvel e o executou a tiros no pátio da residência.
Dias após o assassinato, no dia 30 de dezembro, foi deflagrada uma operação onde foram cumpridas seis ordens judiciais. Neste dia, três homens foram presos e um menor foi detido. Em 16 de janeiro, outra ação policial resultou na prisão do quarto suspeito de participação no crime.
O caso mais recente foi no dia 31 de janeiro, também no bairro Medianeira. Homens armados surpreenderam a vítima. Maicon Vinicius Garcia da Silva, de 27 anos, foi morto a tiros no pátio de uma casa na Rua Palmares do Sul.
De acordo com o delegado João Henrique Gomes de Almeida, titular da Delegacia de Osório, as investigações iniciaram a partir do registro das ocorrências dos últimos homicídios praticados na cidade, com uso de armas de fogo, praticados por grupos criminosos, vinculados à uma facção criminosa.
“No andamento das investigações houve identificação da autoria, executores e partícipes, bem como da motivação, que deram ensejo às representações policiais, regularmente deferidas pelo Poder Judiciário”, afirmou o delegado.