
Poucos dias após completar três anos de atuação, a Guarda Municipal de Imbé (GMI) divulgou nesta quinta-feira (12) um balanço das atividades e das estatísticas de ocorrências atendidas pelos agentes em 2022.
No total, as equipes realizaram 1.760 atendimentos e 181 prisões. Os números são superiores aos apresentados em 2021, quando foram realizados 1.731 atendimentos e 131 prisões, um aumento de 39% em encaminhamentos de indivíduos para a polícia judiciária.
A maioria das prisões realizadas pela GMI decorreram de casos de violência contra mulheres, enquadradas na Lei Maria da Penha: dos 76 casos atendidos em 2022, 48 resultaram em prisão de agressores. O número também superou o de 2021, quando 40 prisões por este tipo de crime foram efetivadas pelos agentes.
O relatório também destaca que a Guarda Municipal de Imbé capturou nove foragidos da justiça e prendeu 28 pessoas por crime de furto. Outros 10 foram presos por embriaguez ao volante, enquanto o número de prisões por tráfico ou por posse de entorpecentes chegou a 12 ao longo do último ano.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), Vinícius Rebechi Haubert, os dados apresentados demonstram que a GMI vem conquistando a confiança da comunidade imbeense ao longo dos três primeiros anos de atuação.
“Esses números mostram o tamanho da dedicação e do comprometimento dos nossos agentes, promovendo, cada dia mais, a sensação de segurança que todos desejam”, avalia Haubert sobre o trabalho dos guardas municipais que, no último domingo (08), completaram três anos de serviço no município.
Para 2023, o titular da pasta da segurança pública em Imbé acredita numa atuação ainda mais destacada da Guarda Municipal em Imbé, sobretudo por conta dos investimentos que estão sendo feitos na área.
“Projetamos uma atuação mais ostensiva, através da aquisição de motocicletas, de novas viaturas e dos cursos de qualificação, deixando a GMI mais preparada e o Imbé ainda mais seguro”, finaliza o secretário.
Em Imbé, a Guarda Municipal pode ser acionada 24 horas por dia, nos sete dias da semana, através do Centro de Operações, que atende pelo número 153. A ligação é gratuita e pode ser feita a partir de qualquer telefone fixo ou de celular.