A Brigada Militar (BM) lançou oficialmente, no fim da manhã desta sexta-feira (06), em Imbé, a operação Choque de Ordem, com objetivo de reforçar a segurança e combater a criminalidade nos municípios de Tramandaí e Imbé.
O comandante do 2°Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), tenente-coronel Noé Jesus da Costa, explica que a operação Choque de Ordem vem em resposta ao aumento da criminalidade, comum nessa época do ano, e que a ofensiva não tem prazo determinado para terminar. “A BM necessita dar uma pronta resposta. Buscamos a Brigada Militar mobilizada em todas as suas forças, através do 2º BPAT e das forças táticas”, disse o comandante.
A parceria da BM com outras instituições de segurança também foi mencionada como fundamental para o sucesso da ofensiva. O comandante citou o exemplo do caso em que bandidos renderam mais de 20 pessoas em uma casa em Terra de Areia. Segundo ele, a grande mobilização das forças de segurança, em parceria com a Polícia Civil (PC), recuperou os bens roubados e localizou os criminosos.
O subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, abordou o tema da humanização das operações policiais, ao mesmo tempo em que o crime é combatido. “Nos tempos atuais, a tecnologia deve ser usada para que nós possamos otimizar os recursos humanos e materiais. Talvez, nunca mais tenhamos o tamanho que a Brigada teve no passado, mas o comprometimento deve ser ainda maior”, afirmou.
Presente na cerimônia, Ique Vedovato, prefeito de Imbé, destacou que a parceria entre a prefeitura e as polícias reforçam o comprometimento de todos contra o aumento de violência na região litorânea. “Essa parceria leva em conta a tecnologia, como o cercamento eletrônico que surgiu a partir do programa municipal de segurança Imbé mais Seguro”, lembrou.
Ao Litoral na Rede, Vedovato antecipou que novos agentes da Guarda Municipal de Imbé (GMI) devem reforçar o efetivo de agentes municipais ainda neste ano de 2023, com o chamamento de novos guardas através do concurso público já realizado.