
Um homem foi detido pela Brigada Militar após agredir a companheira com socos, na noite desse sábado (20), em Tramandaí.
Os policiais foram acionados por volta das 19h30 pela própria vítima. Conforme relato da vítima, o casal, que reside na Rua Siqueira Campos, no bairro Tiroleza, estaria discutindo quando o homem a agrediu com socos.
Após as agressões, a mulher conseguiu se desvencilhar do agressor e acionar a BM, através do telefone 190. Uma guarnição foi ao local e conduziu ambos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com testemunhas, o agressor chegou a ser algemado para garantir a integridade física da guarnição que acompanhou o caso. Ele foi preso e enquadrado na Lei Maria da Penha, que trata especificamente da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Denuncie a violência contra a mulher
A violência doméstica vai muito além da agressão física ou do estupro. A Lei Maria da Penha classifica os tipos de abuso contra a mulher nas seguintes categorias de violência: patrimonial, sexual, física, moral e psicológica.
O Ministério Público, a Defensoria Pública, as unidades de saúde, os centros de referência em assistência social e as delegacias também são instituições que apoiam o trabalho em rede de atendimento a casos de violência doméstica familiar contra a mulher.
A Patrulha Maria da Penha, um dos projetos sociais da Brigada Militar, busca proteger e acolher mulheres e familiares em situação de violência doméstica. O serviço pode ser acionado pelo telefone 190 da BM.
Também é possível denunciar casos de violência contra mulheres pelo Telefone Lilás 0800-541-0803 e pela Central de Atendimento à Mulher, através do número 180.