Com o avanço de massas de ar polar cada vez mais intensas e noites congelantes, a prefeitura de Capão da Canoa já disponibilizou um abrigo emergencial para pessoas em situação de rua, antes mesmo da chegada do inverno. Dez pessoas usaram o abrigo emergencial nesse fim de semana, no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora do Trabalho.
O espaço passou a ser disponibilizado, nesse último fim de semana, aos moradores de rua e seus pets. Conforme o coordenador interino do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Rafael Boff, o abrigo não é um serviço contínuo e funcionará sempre que necessário.
O coordenador explica que no local, os moradores de rua recebem café, almoço e janta, além de cobertores e agasalhos para que eles se protejam do frio. No local, a espaço para banho. “Alguns abrigos emergenciais tem sido estabelecidos de acordo com alertas da Defesa Civil, seja por tempestades fortes ou pelo frio intenso”, informou Boff.
A estimativa da prefeitura é de que 20 moradores de rua costumam usar os serviços do CREAS atualmente. “Sabemos que tem várias pessoas na rua que não usam nosso serviço. Muita gente passa por aqui, principalmente no verão. De janeiro a abril, passaram 280 pessoas em situação de rua no CREAS”, finaliza Rafael Boff.
O CREAS atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O telefone para contato é (51) 3995-1100 ramal 2723.