Prazo para fazer ou regularizar título de eleitor encerra nesta quarta-feira

Quase meio milhão de atendimentos para regularização do título causaram instabilidade nos portais da Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (02)

Compartilhe

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem sofrendo instabilidade no site devido a alta demanda para tirar, regularizar ou transferir o documento necessário para votar no pleito deste ano, que terá primeiro turno no dia 02 de outubro, e segundo turno (se houver) no dia 30 de outubro. Segundo o TSE, somente até as 17h de hoje, foram realizados 431 mil atendimentos.

O prazo máximo para colocar o título em dia é até a quarta-feira (04). O eleitor pode fazer tudo on-line pelo site do TSE, no Atendimento ao Eleitor . A data de 04 de maio está prevista no calendário do pleito de 2022, pois a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 91) prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada votação, isto é, no dia 5 de maio neste ano.

Durante o período em que o cadastro eleitoral estiver fechado, o cidadão não poderá tirar o título ou resolver pendências, como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas eleições. Em 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Desde a segunda-feira (25), o portal do TSE vem publicando textos especiais para transmitir, com uma linguagem ainda mais simples, informações importantes para que todos possam participar do pleito de 2022. Conforme o levantamento do tribunal eleitoral, o Brasil tinha 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2020.

Compartilhe

Postagens Relacionadas