
O observatório Heller & Jung registrou o primeiro meteoro Fireball da Chuva Eta Aquárias. Ele se extinguiu sobre o Oceano Atlântico na madrugada de segunda-feira (25), na altura da Lagoa do Patos, próximo à costa do Rio Grande do Sul.
De acordo com o diretor do observatório, professor Carlos Fernando Jung, o meteoro teve duração de 1,433 segundo.
“Teve magnitude de -4, sendo considerado um Fireball”, detalhou Jung.
Segundo ele, a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas iniciou em 19 de abril e estará ativa até 28 de maio. É a segunda maior chuva do ano a ocorrer. O pico, com maior chance de visualização, será em 6 de maio.
“O principal ponto onde as pessoas devem observar é a direção nordeste já durante a noite, tendo a maior ocorrência de meteoros a partir das 3 horas até o início do amanhecer”, explicou o professor.
O registro do Fireball foi feito a partir de uma das câmeras instaladas na cidade de Taquara, onde fica a sede do Observatório Heller & Jung.
Veja o vídeo
Fireball (bola de fogo) é um termo usado quando um meteoro é muito brilhante, geralmente mais brilhante que magnitude -4, ou seja, semelhante ao do Planeta Vênus no céu durante a noite.