Crescimento do emprego formal no Litoral Norte é mais que o dobro da média do RS

Criação de postos de trabalho na região cresceu quase 11% em 12 meses

Compartilhe

Foto: Agência Brasil / Arquivo

O Litoral Norte é a região do Rio Grande do Sul que registrou maior expansão proporcional de novos empregos com carteira assinada no período entre fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022. O crescimento nos postos de trabalho foi de 10,98%, mais que o dobro da média do Estado, que ficou em 5,3% no mesmo período.

O Boletim do Trabalho desenvolvido pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão apontou ainda que o Litoral Norte teve expansão bem superior à segunda região melhor posicionada, no Noroeste do Estado: os postos de trabalho cresceram 6,48%.

Além disso, ao contrário do Rio Grande do Sul, o Litoral Norte ampliou as vagas formais acima da média brasileira, que ficou em 6,7% nesses 12 meses. Esse desempenho da região já vinha sendo destaque em edições anteriores do boletim. De novembro de 2020 a novembro de 2021, a alta acumulada foi de 10,7%.

Sobre o mais recente levantamento, os pesquisadores Raul Bastos e Guilherme Xavier Sobrinho, do DEE, apontam um possível impacto da flexibilização das restrições impostas pela pandemia no aquecimento do mercado de trabalho no Litoral nos últimos meses.

“Pode-se considerar que o mais recente abrandamento das medidas de distanciamento social tenha produzido, na RF4 [Litoral Norte], uma dinamização adicional das atividades relacionadas ao turismo e ao lazer de verão, que teria vindo se somar aos efeitos positivos da transferência de população para aquela região, incentivada, no contexto mais agudo da crise sanitária, pelas melhores condições lá identificadas para o isolamento social, então mais amplamente praticado”, diz trecho do documento.

Rio Grande do Sul

No período entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, o Rio Grande do Sul registrou saldo de 130.583 novos postos de emprego formal – alta de 5,3%. O setor de Serviços (+59.596 postos) puxou a elevação, seguido da Indústria (+34.428), Comércio (+27.310), Construção (+4.634) e Agropecuária (+4.615).

Fevereiro de 2022 marca também o período de dois anos do início da pandemia de Covid-19. Ao comparar fevereiro de 2020 com o mesmo mês deste ano, o Rio Grande do Sul registrou saldo de 106 mil empregos formais.

Compartilhe

Postagens Relacionadas